UENF anuncia primeiro Congresso de Bioética da Região Norte Fluminense, em outubro

A Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, realizará, em outubro, o primeiro Congresso de Bioética Norte Fluminense (CONBIOET). Com palestrantes de todo o Brasil, o evento 100% online discutirá os limites éticos nas decisões que envolvem a vida humana e dos animais.

O Conbioet premiará os melhores trabalhos acadêmicos e também promoverá um concurso de fotografia com o tema “Bioética & Desenvolvimento Sustentável”, com prêmios para as melhores fotos. A submissão dos resumos de trabalhos acadêmicos pode ser feita através do site do congresso. Todos os resumos aceitos serão publicados em um livro.

Um os organizadores do evento, o professor da UENF João Almeida diz que o evento contará com profissionais de renome da área. Entre eles está o professor Fermin Roland Schramm, da Fiocruz, que falará da Bioética da Proteção, teoria de grande destaque, de sua autoria. Outros abordados serão transhumanismo, abuso sexual de crianças e adolescentes, cuidados paliativos e a morte digna, vida animal e a disseminação de notícias falsas na pandemia.

Congresso de bioética é inédito

“Será o primeiro Congresso de Bioética da Região, com palestrantes de todo o Brasil, abordando várias visões da Bioética e suas várias aplicações: na saúde, na veterinária, na zootecnia, no direito, na pesquisa científica, no meio ambiente, entre outros”, disse o professor, lembrando que o Congresso é dirigido a todos aqueles que lidam com esses dilemas em seu dia a dia, como professores, enfermeiros, médicos, veterinários, biólogos e advogados.

Criado por Van Rensselaer Potter, o termo foi apresentado para o mundo em seu livro “Bioética: Ponte para o Futuro”. De acordo com os organizadores do evento, hoje o tema se encontra cada vez mais presente em várias questões do nosso dia a dia. Nos hospitais, nas decisões mais cruciais tomadas na Pandemia da Covid.

“Nos laboratórios e clínicas veterinárias quando utilizamos animais em pesquisas ou tomamos decisões de vida e morte. Quando estudamos as mudanças climáticas, as Fake News, a política indigenista, estamos falando de bioética. E quanto mais falamos desses temas, mais urgente parece ser refletirmos sobre os dilemas éticos que os permeiam”, escrevem os organizadores no site do Congresso.

Posts Recentes

São João Rock agita Rio Claro com festa junina e rock nacional

O município de Rio Claro, no Sul Fluminense, recebe, neste sábado (19), uma celebração que…

4 horas atrás

Café da manhã gratuito em Maricá completa um mês

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego, completou nesta quarta-feira…

6 horas atrás

Sem cobrança extra nas contas de serviços públicos

As concessionárias de serviços públicos do Estado do Rio estão proibidas de efetuarem cobranças nas…

8 horas atrás

Descontos de até 85% para contribuintes em Teresópolis

A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana, está oferecendo aos contribuintes uma nova oportunidade para…

8 horas atrás

Plano Brasis é apresentado por Freixo a hoteleiros no Rio

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o gerente de Marketing da entidade, Alexandre Nakagawa,…

1 dia atrás

Projeto piloto de rede subterrânea é discutido em Maricá

A Prefeitura de Maricá recebeu, nesta terça-feira (15), representantes da Enel Distribuição Rio para a…

1 dia atrás