Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, a Fundação Dom João VI, em Nova Friburgo, na Região Serrana, realiza a exposição Arte e Inspiração – Patrimônios de Nova Friburgo e Região, com desenhos de estudantes de 9 a 15 anos. A abertura acontece no dia 5 de setembro, às 16h, na praça central do Cadima Shopping, no Centro, e as peças ficarão expostas até o dia 18.
A exposição reúne desenhos dos alunos Ruan Azevedo, Raissa Veloso e Ana Clara Veloso, que retratam patrimônios históricos da cidade construídos ao longo desses 200 anos de Independência. Os estudantes realizaram visitas a esses espaços e desenharam o que observaram, sob a orientação e supervisão do professor de artes Gilson Silva de Andrade.
Exposição cria diálogo
Segundo a curadora do projeto, a historiadora Maria Ana Quaglino, a proposta é criar um diálogo entre o presente e o passado para resgatar e valorizar os patrimônios históricos. A iniciativa ainda visa a ressaltar a importância dos bens culturais, divulgar a história da cidade e preservar seu patrimônio como representante legítimo da memória.
Além da exposição, uma oficina de desenho a mão livre, com 40 vagas para crianças e adultos, será ministrada pelo professor de artes Gilson Silva de Andrade. O curso acontecerá no dia 17 de setembro, às 14h, na praça central do Cadima Shopping.
A proposta é reunir pessoas interessadas em criar e compartilhar desenhos inspirados nos patrimônios e fazer um registro do patrimônio histórico e cultural de Nova Friburgo nos seus 204 anos de existência. As inscrições serão feitas no local, no dia da oficina.