A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, permanece em situação de emergência após o temporal que atingiu a cidade entre a noite de sábado (13) e a madrugada de domingo (14).
De acordo com a prefeitura, já foram registradas 259 ocorrências e há 90 pessoas desalojadas. Não há mais famílias desabrigadas, nem pontos de alagamentos na cidade. Até o momento, três pessoas morreram em decorrência do temporal.
Para atender a população, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tem 13 pontos de atendimento disponibilizados para o cadastramento das vítimas da chuva intensa. Não há prazo para o fim deste cadastramento. Após isso, equipes da secretaria visitarão as famílias cadastradas para que elas recebam cestas básicas, kits de limpeza e de higiene pessoal e colchonetes.
O atendimento no CRAS de Comendador Soares, a partir desta terça-feira (16), será feito no Colégio Estadual Comendador Soares, na Rua Milton Silva, 120. No mesmo local, haverá serviços do programa RJ para Todos, do Governo do Estado, que é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os serviços oferecidos são retirada de documentos, como identidade, isenção para certidões de nascimento, casamento e óbito, habilitação para casamento, carteira de trabalho digital e balcão de empregos, entre outros.
Ainda de acordo com dados da administração municipal, o temporal deste fim de semana foi o maior registrado em Nova Iguaçu desde o início das medições dos índices pluviométricos na cidade, em 2008. Em apenas 14 horas foram 235 milímetros (mm) de chuva, o que representa 77% da média histórica para todo o mês de janeiro. O bairro Moquetá foi o mais atingido, com 57mm de chuva em apenas uma hora.
Diversas secretarias seguem disponibilizando equipes para fazer o trabalho na rua. Estão sendo usados equipamentos para a limpeza e desobstrução de bueiros, valões e rios, assim como a remoção de entulhos. Agentes da Defesa Civil seguem nas ruas fazendo vistorias de imóveis, ruas e em pontos com possibilidade de deslizamentos.
Quem estiver em situação de risco deve ligar para os telefones: 199, 2667-5751 e 981609740.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…