Baixada Fluminense

Nova Iguaçu intensifica limpeza de rios

A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, segue realizando, ao longo de todo o ano, ações de limpeza, manutenção e desassoreamento dos principais rios, canais e valões do município. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem como objetivo principal a prevenção de alagamentos e transbordamentos durante os períodos de chuvas intensas, especialmente no verão.

Em 2025, a prefeitura já retirou cerca de 17 mil toneladas de resíduos dos cursos d’água da cidade. A mais recente operação ocorreu na última terça-feira (29), no Rio das Velhas — também conhecido como Rio Guaraná —, no bairro Miguel Couto. Nessa ação, foram removidas 400 toneladas de lixo, o equivalente a 16 caminhões carregados.

As operações também estão em andamento nos rios Botas e Cabenga, localizados na região de Prados Verdes. Os trabalhos envolvem a retirada de lama, barro e grande quantidade de lixo doméstico e entulho. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Ferreira da Silveira, os materiais mais encontrados incluem pneus, garrafas pets, sacos de lixo, caixas de leite e até objetos de grande porte como janelas, portas e sofás.

“O lixo jogado irresponsavelmente nos rios da cidade acaba formando uma barreira que dificulta o fluxo natural das águas”, explicou Silveira. Ele alertou que esse tipo de descarte contribui diretamente para o transbordamento dos rios. “Esse mesmo material volta para a casa do morador que usou o rio como lixeira durante as chuvas”, completou.

Nova Iguaçu segue na prevenção durante todo o ano

O prefeito Dudu Reina ressaltou a importância da continuidade dessas ações ao longo de todo o ano. “Com as mudanças climáticas, as chuvas têm sido cada vez mais intensas. A limpeza nos rios não pode ser intensificada apenas quando ocorrem as chuvas de verão”, afirmou.

Para colaborar com a limpeza urbana e evitar o descarte irregular, a Prefeitura disponibiliza gratuitamente serviços de coleta domiciliar de entulho, móveis, galhos e recicláveis. A retirada de eletrônicos pode ser agendada pelo telefone (21) 4141-4920. Já para o recolhimento de eletrodomésticos, os números são 0800 023 2626, 2768-9234 ou 2768-8024. Também é possível solicitar a coleta de recicláveis por e-mail, através do endereço: coletaseletiva.semusd@novaiguacu.rj.gov.br.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

6 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

8 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

14 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

14 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

14 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

15 horas atrás