Baixada Fluminense

Nova Iguaçu intensifica limpeza de rios

A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, segue realizando, ao longo de todo o ano, ações de limpeza, manutenção e desassoreamento dos principais rios, canais e valões do município. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem como objetivo principal a prevenção de alagamentos e transbordamentos durante os períodos de chuvas intensas, especialmente no verão.

Em 2025, a prefeitura já retirou cerca de 17 mil toneladas de resíduos dos cursos d’água da cidade. A mais recente operação ocorreu na última terça-feira (29), no Rio das Velhas — também conhecido como Rio Guaraná —, no bairro Miguel Couto. Nessa ação, foram removidas 400 toneladas de lixo, o equivalente a 16 caminhões carregados.

As operações também estão em andamento nos rios Botas e Cabenga, localizados na região de Prados Verdes. Os trabalhos envolvem a retirada de lama, barro e grande quantidade de lixo doméstico e entulho. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Alexandre Ferreira da Silveira, os materiais mais encontrados incluem pneus, garrafas pets, sacos de lixo, caixas de leite e até objetos de grande porte como janelas, portas e sofás.

“O lixo jogado irresponsavelmente nos rios da cidade acaba formando uma barreira que dificulta o fluxo natural das águas”, explicou Silveira. Ele alertou que esse tipo de descarte contribui diretamente para o transbordamento dos rios. “Esse mesmo material volta para a casa do morador que usou o rio como lixeira durante as chuvas”, completou.

Nova Iguaçu segue na prevenção durante todo o ano

O prefeito Dudu Reina ressaltou a importância da continuidade dessas ações ao longo de todo o ano. “Com as mudanças climáticas, as chuvas têm sido cada vez mais intensas. A limpeza nos rios não pode ser intensificada apenas quando ocorrem as chuvas de verão”, afirmou.

Para colaborar com a limpeza urbana e evitar o descarte irregular, a Prefeitura disponibiliza gratuitamente serviços de coleta domiciliar de entulho, móveis, galhos e recicláveis. A retirada de eletrônicos pode ser agendada pelo telefone (21) 4141-4920. Já para o recolhimento de eletrodomésticos, os números são 0800 023 2626, 2768-9234 ou 2768-8024. Também é possível solicitar a coleta de recicláveis por e-mail, através do endereço: coletaseletiva.semusd@novaiguacu.rj.gov.br.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

MacacuCine exibe 188 filmes escolares em Cachoeiras de Macacu

A 17ª edição do MacacuCine – Festival Internacional de Cinema Escolar – começa nesta sexta-feira…

17 minutos atrás

Deputada quer desconto no IPVA para quem adotar um animal

A deputada Giselle Monteiro (PL) defende que o Governo do Estado prepare uma legislação para…

58 minutos atrás

Jogos Estudantis de Itatiaia começam neste sábado (16)

A cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis de Itatiaia (Jemit) e do Jemitinho acontece neste…

1 hora atrás

Políticos do RJ pedem para visitar Bolsonaro preso

Por Nelson Lopes Nomes da política fluminense tentam visitar o ex-presidente Bolsonaro, que está em…

1 hora atrás

Oficinas gratuitas do Senac RJ em Campo Grande

O Senac RJ, em parceria com o ParkShoppingCampoGrande, na Zona Oeste da capital, promove oficinas…

23 horas atrás

Maricá cria programa para regularizar imóveis

A Prefeitura de Maricá publicou o Decreto nº 166, que estabelece condições especiais para a…

23 horas atrás