A Nova Inteligência Imobiliária, desde que entrou no ar em maio, virou uma ferramenta indispensável para o dia a dia dos corretores de imóveis. A ferramenta, que permite fazer pesquisa por bairros, ruas e CEPs, registra uma média de 90 consultas por dia.
Nos pouco mais de quatro meses que está no ar, a solução foi acessada por 938 corretores, totalizando 10.686 consultas. O resultado representa uma média de 11,4 consultas por corretor.
Quando se considera os corretores de imóveis em dia com a anuidade do Creci-RJ que acessaram a Nova Inteligência Imobiliária, um total de 777 profissionais, o número de consultas chega a 9.501. Isso dá uma média de 12,2 consultas por corretor.
O número de corretores de imóveis que não estavam em dia com o Conselho que usaram o sistema chegou a 161, o que representa uma média de 7,4 consultas por corretor.
A plataforma, uma evolução do serviço de Pesquisa Online, é uma base de dados que reúne informações sobre o valor total e do m² dos imóveis em vários bairros da cidade do Rio de Janeiro e de outros municípios do estado.
O serviço, disponibilizado pelo Creci-RJ em parceria com o Secovi Rio, traz dados de venda ou locação, residencial ou comercial, além da taxa condominial, de mais de 370 localidades. O sistema oferece também acesso a gráficos das ofertas por quantidade de quartos e vagas de garagem.
Além do Rio de Janeiro, outros municípios cobertos, por exemplo, são Niterói, Cabo Frio, Nova Iguaçu, Petrópolis, Teresópolis, Campos, Macaé, entre outros.
A fiscalização do Creci-RJ segue ativa no combate aos contraventores. Hoje, 26 de setembro, seis contraventores foram autuados pelo exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, no centro de Maricá e nos bairros Inoã, Itapeba, Itaipuaçu, Ponta Negra, Cordeirinho e Bambuí. O objetivo é tirar de circulação quem atua de forma irregular na região, causando perdas financeiras e emocionais à sociedade. Até o momento, mais de 5 mil ilegais já foram tirados de circulação em todo o estado do Rio de Janeiro.
A diligência foi liderada pelo agente de fiscalização Ivan Rodrigues e contou com nove fiscais, que se dividiram em 3 equipes. A diligência percorreu diversas imobiliárias, estandes de vendas e escritórios locais. “Mais uma vez conseguimos prestar contas à sociedade no que diz respeito a segurança imobiliária que todos precisam. O trabalho do ilegal atrapalha os que atuam de forma correta no mercado imobiliário, além de causar diversos prejuízos à sociedade. Assim, sentimos sensação de dever cumprido e todos os fiscais envolvidos na operação de hoje estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado”, disse o agente.
O chefe da fiscalização e Superintendente do Conselho, Marcus Limão, também deixou clara sua satisfação com o trabalho efetuado, e falou sobre a importância de notificar imobiliárias que facilitem o exercício ilegal da profissão de corretor de imóvel:
– O risco é enorme. Precisamos, de uma vez por todas expurgar esse mal que habita em nossa sociedade, e o corretor ou imobiliária que facilitar a vida de contraventores também será devidamente penalizado – ressaltou.
A operação tem também a função educativa, alertando e transmitindo informações importantes contra golpes que podem ser aplicados no mercado. Portanto, comprar, vender ou alugar, somente com corretor de imóveis.
Ele é o único profissional que pode garantir segurança jurídica à sociedade em intermediações imobiliárias.
Desconfia de exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis? Denuncie através do WhatsApp da Fiscalização: (21) 99800-4882.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…