Política

Novos decretos fortalecem setor energético fluminense

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, encerrou na última quinta-feira (26) a edição 2025 do Energy Summit, um dos principais eventos internacionais do setor energético, realizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Durante a solenidade de encerramento, Castro assinou dois novos decretos elaborados pela Secretaria de Energia e Economia do Mar com foco na transição energética e no incentivo à geração de energia limpa no Estado.

Para promover o desenvolvimento sustentável, o primeiro decreto regulamenta a lei de incentivo do ICMS para o consumo de gás natural por usinas termelétricas, sancionada em 2024. A norma prevê a concessão de benefício fiscal sobre o ICMS incidente no gás utilizado pelas termelétricas. Em contrapartida, as empresas que aderirem ao programa deverão investir 2% do valor economizado com o imposto em projetos de eficiência energética e transição energética. A proposta é criar um ciclo virtuoso de estímulo à inovação e responsabilidade ambiental no setor energético.

Já o segundo decreto regulamenta uma lei de 2012 voltada à produção e distribuição de biometano no Estado do Rio de Janeiro. A partir da assinatura do novo texto, as concessionárias distribuidoras de gás estarão autorizadas a comprar e redistribuir biometano por meio da malha de gás natural existente. A iniciativa deve estimular a criação de novos empreendimentos voltados à geração de biometano, combustível renovável produzido a partir de resíduos orgânicos.

“Estamos construindo uma política energética sustentável e alinhada com o avanço da transição energética. Com essas medidas, o Estado do Rio de Janeiro dá um passo importante para se consolidar como a capital nacional da diversidade energética”, destacou o secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.

O Energy Summit é um evento global de inovação e empreendedorismo em energia e sustentabilidade, realizado, pelo segundo ano consecutivo, no Rio de Janeiro, para debater o futuro do setor energético. A iniciativa pertence ao MIT Technology Review, empresa de mídia independente, em parceria com o Massachusetts Institute of Technology, principal universidade de tecnologia dos Estados Unidos.

“São dois decretos que vieram incentivar mais ainda a utilização do gás natural. Estive na China recentemente e é impressionante como o mundo inteiro olha para o gás natural do Rio de Janeiro, inclusive para a produção de combustíveis verdes. Então, incentivar o gás, melhorar a tributação, facilitar a vida do empreendedor, com certeza direciona o Rio de Janeiro para um futuro ainda melhor”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Assinatura dos novos decretos é um marco na história

“A assinatura dos decretos de incentivo à transição energética em pleno Energy Summit é um marco na nossa história. O papel do Governo do Estado na transição energética é fundamental, o Rio de Janeiro é o berço das maiores empresas de energia do Brasil. E agora com esse decreto de incentivo à transição energética, sem dúvida, o nosso protagonismo vai ser ainda maior”, afirmou Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit.

“O último dia do Energy Summit foi especial para o ecossistema nuclear, em um painel dedicado ao tema, pude compartilhar painel com o Presidente da Frente Parlamentar Nuclear e Dep Federal Júlio Lopes, o Presidente da INB, Adauto Seixas, o Presidente da ABEN e ex-Presidente da Nuclep Alm. Seixas, e o Chefe de Gabinete da Eletronuclear, André Osório, a importância multisetorial do ecossistema nuclear e ainda, especificamente, a importância da retomada das obras de Angra 3 para nosso Estado”, completou o Superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares, João Leal.

O governador também conheceu o estande da secretaria no evento, que disponibilizou óculos de realidade virtual para demonstrar um parque de energia eólica, com vista panorâmica e ainda a visita às Usinas Nucleares localizadas em Angra dos Reis.

Por fim, ainda no setor nuclear, vale o registro de todo destaque que o evento deu para a contribuição que a energia termonuclear pode dar para que o mundo se descarbonize.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Instituto Coalizão e Consulado do Panamá realizarão evento no dia 19

O Instituto Coalizão, em parceria com o Consulado Geral do Panamá no Rio de Janeiro,…

13 horas atrás

Gastronomia na melhor escola

Essa colunista que vos fala se arriscou em mais um curso da tradicional Le Cordon…

14 horas atrás

Governo do Rio certifica 350 alunos do programa “Empregos Azuis”

O Governo do Estado do Rio de Janeiro formou, nesta sexta-feira (15), 350 alunos das…

15 horas atrás

De Padilha e Moraes: os encontros de Luciano Vieira

Por Nelson Lopes Deputado federal de primeiro mandato, Luciano Vieira, que está deixando o Republicanos…

20 horas atrás

Da glória à crise – A agonia de um Rio de Janeiro estratégico

*Por Marcos Luz Centro do poder e da inovação no país, o Rio de Janeiro…

21 horas atrás

Governo do Estado debate esporte adaptado no RIW 2025

O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu um debate sobre Esporte e Superação:…

22 horas atrás