Capital

“O Brasil e o G20” é tema de palestra na Mackenzie Rio

Com o tema “O Brasil e o G20: desafios sob a presidência brasileira”, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio promove uma palestra, que conta com a participação da diplomata Cristina Badaró, que além de representar o país nas relações internacionais, coordena a equipe do evento, que vai acontecer em novembro, deste ano, na cidade carioca. A palestra está marcada para o dia 1º de julho, às 11h, no auditório da instituição e os interessados devem realizar inscrição no site da Sympla

A presidência brasileira do G20 oferece a oportunidade de influenciar a agenda da conferência, promovendo temas importantes para o Brasil e buscando soluções. Após a pandemia, o principal desafio é a retomada do crescimento econômico global em um contexto internacional marcado por conflitos armados que impactam negativamente o comércio e os investimentos internacionais.

O Brasil tem a missão de envolver os membros do G20 em diálogos e contribuir para a coordenação de políticas que visem a estabilidade econômica global. Devido à sua posição de neutralidade e proximidade com a Rússia, o Brasil pode servir como ponte para diálogos que ajudem a restaurar a paz na Europa. Apesar do mandado do Tribunal Penal Internacional para a prisão de Vladimir Putin, o Brasil indicou que o presidente russo será convidado para a conferência, em um esforço para promover o diálogo.

Este ano, a agenda proposta pela presidência brasileira do G20 incluirá discussões sobre sustentabilidade. O objetivo é fortalecer o papel do Brasil em questões ambientais e promover a coordenação entre os países para reduzir a emissão de gases do efeito estufa, abordando questões econômicas estruturais importantes.

De acordo com a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Fernanda Brandão, as questões sociais estarão em alta durante o encontro na cidade carioca. “Os principais temas a serem tratados devem girar em torno do combate da pobreza, fome e o desenvolvimento de uma economia internacional sustentável que são assuntos prioritários para o Brasil. Além disso, pontos sensíveis envolvendo os conflitos atuais podem acabar se tornando objeto de discussões paralelas entre as delegações presentes”, explica. 

Serviço

  • Palestra: O Brasil e o G20: desafios sob a presidência brasileira
  • Data: 1º de julho
  • Horário: 11h
  • Local: Rua Marquês de Olinda, 70 – Botafogo
  • Inscrição: clique aqui

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

13 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

14 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

14 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

16 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

16 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

16 horas atrás