Em cerca de quatro meses obras devem ser concluídas na biblioteca.
O Edifício Multiuso do Estado, no Complexo do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, Zona Sul da capital fluminense, passa por obras de revitalização. O espaço, que abriga a Biblioteca Parque, também receberá novas estruturas, como uma bebeteca e um estúdio com forro acústico e equipamentos de gravação.
“Essa será a primeira biblioteca-parque com um espaço destinado somente para as crianças e para os bebês. Então, a gente vai ter um espaço de bebeteca, onde as mães vão poder estudar, ler, pesquisar. Haverá um espaço lúdico para crianças com cuidadores, para que a mãe possa ter o seu momento sozinha, se relacionado a cultura”, pontuou a coordenadora do Programa Cidade Integrada, Ruth Jurberg.
Edifício Multiuso também contará com espaço voltado para saúde
Ao fim das intervenções, a espaço passará a dispor de Restaurante-Escola da Faetec, mais três elevadores; unidade da Fundação Leão XIII; o Museu de Favela; área administrativa da Polícia Militar; feira de artesanato para produtoras locais; lavanderia comunitária; intervenções urbanísticas do “Caminho da Arte”; interligação do complexo de favelas com grafites e padronização até o prédio do elevador panorâmico do Pavão-Pavãozinho; e um espaço exclusivo para projetos da Secretaria da Mulher.
Também está prevista a construção de um espaço de fisioterapia para pessoas que têm dificuldade de locomoção, a reforma da subestação de energia do prédio, dos banheiros do térreo, da área do entorno da piscina, dos vestiários, a reforma do foyer (Cantina da Riva), recuperação de dois elevadores, de espaços utilizados por projetos culturais e esportivos como Harmonicanto e da portaria de acesso. As novidades vão impactar diretamente o cotidiano dos mais de 31 mil moradores das comunidades e das mais de mil pessoas que utilizam o prédio público diariamente, das 7h às 20h.
O projeto da Biblioteca Parque é inspirado nos projetos de sucesso da cidade de Medellín, na Colômbia, de 2007 e 2008. O Rio de Janeiro já conta com três bibliotecas-parques em funcionamento e com esta quarta haverá uma integração e a aproximação dos temas culturais na comunidade que já respira a energia da música e da dança.
A Biblioteca-Parque do Pavão Pavãozinho e Cantagalo terá mais de 500 m², com salas para reuniões e dança com acabamento de primeiro mundo, com forro acústico para abstenção de ruídos, feito com material renovável, utilizando garrafas pet, preservando o silêncio dentro da biblioteca.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
*Por Guilherme Schleder Fala, galera! Um prazer enorme ocupar esse novo espaço aqui no Conexão…
Já pensou em provar uma múmia de nozes, uma bruxa recheada de Nutella ou um…
Terminou nesta quinta-feira (16) a imersão técnica realizada nas instalações nucleares de Angra dos Reis…
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quarta-feira (15),…
A Prefeitura de Japeri realizou, nesta quarta-feira (15), uma reunião no Vale do Ipê, em…
Por Nelson Lopes O PT do Rio está rachado por algo que parecia consolidado: a…