Sul Fluminense

Oficinas de Capacitação para jovens de Volta Redonda

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Juventude, a Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, traz uma notícia que promete impactar positivamente a vida dos jovens da cidade. Através da Coordenadoria da Juventude (CoordJuvVR), o município, em parceria com o programa Estação Juventude da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), irá promover nove novas oficinas de capacitação profissional ao longo dos próximos 20 meses.

Estas oficinas, focadas em tecnologia, economia criativa e desenvolvimento pessoal, têm como público-alvo adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Volta Redonda foi a única cidade do estado do Rio de Janeiro a ser selecionada entre 20 municípios brasileiros para receber verbas federais destinadas ao Estação Juventude. As oficinas oferecidas incluem áreas como Tecnologia e Indústria 4.0, com cursos de Programação de Jogos Digitais e Grafite. As aulas acontecerão em diversos pontos da cidade, como o Centro Oportunizar e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Santo Agostinho, Retiro, Santa Cruz e Açude.

Desde 2021, a CoordJuvVR tem se destacado na promoção de capacitações profissionais, tendo realizado mais de 50 oficinas que beneficiaram diretamente 5.025 jovens. A coordenadora da Juventude, Larissa Garcez, ressalta que a cidade vem se tornando referência estadual em políticas públicas voltadas para a juventude, com um legado de ações que preparam os jovens para o mercado de trabalho.

Além das Oficinas de Capacitação, mais de 300 atividades foram promovidas

Além das capacitações, milhares de jovens volta-redondenses também foram impactados com as mais de 300 atividades promovidas pela Coordenadoria da Juventude nos últimos três anos e meio. Teve o Mês da Juventude, shows, conferências municipais e estaduais, palestras, pesquisas, diálogo com os movimentos sociais de juventude organizada, atividades conjuntas com todas as secretarias municipais, evento internacional do Youth20 (Y20) – Grupo de Engajamento de Juventude, vinculado ao G20 Social – e muito mais.

“Sabemos que muito ainda tem por ser feito para que Volta Redonda seja referência nacional em investimento para a juventude, porém nos últimos três anos retomamos projetos importantes e promovemos muitas ações que colocam a juventude no centro da prioridade, compreendendo que os jovens são o presente e o futuro da nossa cidade”, finalizou a coordenadora.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

15 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

16 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

22 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

22 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

23 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

23 horas atrás