Sul Fluminense

Oficinas de Capacitação para jovens de Volta Redonda

Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Juventude, a Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, traz uma notícia que promete impactar positivamente a vida dos jovens da cidade. Através da Coordenadoria da Juventude (CoordJuvVR), o município, em parceria com o programa Estação Juventude da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), irá promover nove novas oficinas de capacitação profissional ao longo dos próximos 20 meses.

Estas oficinas, focadas em tecnologia, economia criativa e desenvolvimento pessoal, têm como público-alvo adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Volta Redonda foi a única cidade do estado do Rio de Janeiro a ser selecionada entre 20 municípios brasileiros para receber verbas federais destinadas ao Estação Juventude. As oficinas oferecidas incluem áreas como Tecnologia e Indústria 4.0, com cursos de Programação de Jogos Digitais e Grafite. As aulas acontecerão em diversos pontos da cidade, como o Centro Oportunizar e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Santo Agostinho, Retiro, Santa Cruz e Açude.

Desde 2021, a CoordJuvVR tem se destacado na promoção de capacitações profissionais, tendo realizado mais de 50 oficinas que beneficiaram diretamente 5.025 jovens. A coordenadora da Juventude, Larissa Garcez, ressalta que a cidade vem se tornando referência estadual em políticas públicas voltadas para a juventude, com um legado de ações que preparam os jovens para o mercado de trabalho.

Além das Oficinas de Capacitação, mais de 300 atividades foram promovidas

Além das capacitações, milhares de jovens volta-redondenses também foram impactados com as mais de 300 atividades promovidas pela Coordenadoria da Juventude nos últimos três anos e meio. Teve o Mês da Juventude, shows, conferências municipais e estaduais, palestras, pesquisas, diálogo com os movimentos sociais de juventude organizada, atividades conjuntas com todas as secretarias municipais, evento internacional do Youth20 (Y20) – Grupo de Engajamento de Juventude, vinculado ao G20 Social – e muito mais.

“Sabemos que muito ainda tem por ser feito para que Volta Redonda seja referência nacional em investimento para a juventude, porém nos últimos três anos retomamos projetos importantes e promovemos muitas ações que colocam a juventude no centro da prioridade, compreendendo que os jovens são o presente e o futuro da nossa cidade”, finalizou a coordenadora.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

11 horas atrás

Primeira Casa do Trabalhador do RJ é inaugurada em Meriti

A cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, deu um passo relevante na…

15 horas atrás

Central do Trabalhador tem 589 vagas abertas em Macaé

A Prefeitura de Macaé, no Norte Fluminense, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda,…

16 horas atrás

O Papel e a Importância do Conselheiro Consultivo principalmente com título de PhD e Experiência Prática em Gestão no Varejo

Por Juedir Teixeira* No atual cenário do varejo, no qual a volatilidade e a rapidez…

18 horas atrás

Granado recebe empresários da Baixada

A fábrica da Granado, localizada em Japeri, foi palco, no último dia 15, de um…

18 horas atrás

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

2 dias atrás