Categorias: Política

Orçamento Mulher foca em transparência

Mais transparência nas políticas para mulheres. Essa é a expectativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro ao regulamentar a Lei que cria o Orçamento Mulher, uma medida que pretende aprimorar a transparência nos gastos públicos destinados às políticas voltadas para as mulheres. 

De acordo com o Decreto 48.630/23, assinado pelo governador Cláudio Castro, o Orçamento Mulher será publicado anualmente no Portal da Transparência e compreenderá os gastos e ações agrupadas em cinco eixos temáticos.

O objetivo principal desta iniciativa é garantir mais qualidade de vida e dignidade às mulheres do estado do Rio de Janeiro, ampliando as políticas públicas e reforçando a segurança das mesmas. 

De acordo com o Governo, a medida será um instrumento fundamental para tornar esses objetivos realidade. A Secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, enfatizou que esta medida também assegura total transparência na alocação de recursos.

“Orçamento Mulher é uma vitória para as mulheres do nosso estado. Em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, conseguimos elaborar a regulamentação da Lei 9.060 de 2020 e, dessa forma, teremos mais transparência para garantirmos equidade de gênero nos gastos públicos”, disse.

Já o Governador Cláudio Castro reforçou que uma das missões do governo é melhorar a vida das mulheres por meio da ampliação de políticas públicas. “O Orçamento Mulher é mais um instrumento que nos auxilia a tirar esses objetivos do papel. Criamos este ano a Secretaria de Estado da Mulher para aprimorarmos cada vez mais ações voltadas às fluminenses e não mediremos esforços para isso”, disse.

O orçamento mulher

De acordo com o governo, a medida será composta por dois componentes: o Orçamento Mulher Específico, que incluirá recursos destinados exclusivamente a mulheres, e o Orçamento Mulher Ampliado, que corresponderá a uma parcela dos recursos para ações que melhorem a qualidade de vida das famílias e, consequentemente, das mulheres.

Os cinco eixos do Orçamento Mulher abrangem as áreas de Assistência Social e Garantias de Direitos, Saúde, Segurança, Autonomia Econômica, Educação e Cultura. Esses eixos irão direcionar os recursos para ações que abordam questões fundamentais para as mulheres em diversas esferas da vida.

Posts Recentes

Estado do Rio de Janeiro aprova aluguel consignado para servidores públicos

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) promulgou a Lei nº 10.864/2025, que autoriza…

30 minutos atrás

Rede de Oportunidades aproxima fornecedores da indústria naval no Rio

O Rede de Oportunidades Óleo, Gás e Naval, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado…

1 hora atrás

Prefeitura de Maricá firma parceria internacional

A Prefeitura de Maricá e o Ministério do Comércio e Desenvolvimento Industrial do Governo Revolucionário…

21 horas atrás

Parque Madureira receberá evento gratuito no dia 30

Um dos cartões-postais mais celebrados da Zona Norte carioca, o Parque Madureira será o endereço…

22 horas atrás

Gerdau Transforma abre inscrições em Santa Cruz

A Gerdau está com inscrições abertas para o programa Gerdau Transforma, que chega ao bairro…

22 horas atrás

Economia Prateada: Oportunidades de Negócios

Por Juedir Teixeira* Nos últimos anos, a economia prateada ganhou destaque nas discussões sobre o…

22 horas atrás