Categorias: Política

Orçamento Mulher foca em transparência

Mais transparência nas políticas para mulheres. Essa é a expectativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro ao regulamentar a Lei que cria o Orçamento Mulher, uma medida que pretende aprimorar a transparência nos gastos públicos destinados às políticas voltadas para as mulheres. 

De acordo com o Decreto 48.630/23, assinado pelo governador Cláudio Castro, o Orçamento Mulher será publicado anualmente no Portal da Transparência e compreenderá os gastos e ações agrupadas em cinco eixos temáticos.

O objetivo principal desta iniciativa é garantir mais qualidade de vida e dignidade às mulheres do estado do Rio de Janeiro, ampliando as políticas públicas e reforçando a segurança das mesmas. 

De acordo com o Governo, a medida será um instrumento fundamental para tornar esses objetivos realidade. A Secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, enfatizou que esta medida também assegura total transparência na alocação de recursos.

“Orçamento Mulher é uma vitória para as mulheres do nosso estado. Em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, conseguimos elaborar a regulamentação da Lei 9.060 de 2020 e, dessa forma, teremos mais transparência para garantirmos equidade de gênero nos gastos públicos”, disse.

Já o Governador Cláudio Castro reforçou que uma das missões do governo é melhorar a vida das mulheres por meio da ampliação de políticas públicas. “O Orçamento Mulher é mais um instrumento que nos auxilia a tirar esses objetivos do papel. Criamos este ano a Secretaria de Estado da Mulher para aprimorarmos cada vez mais ações voltadas às fluminenses e não mediremos esforços para isso”, disse.

O orçamento mulher

De acordo com o governo, a medida será composta por dois componentes: o Orçamento Mulher Específico, que incluirá recursos destinados exclusivamente a mulheres, e o Orçamento Mulher Ampliado, que corresponderá a uma parcela dos recursos para ações que melhorem a qualidade de vida das famílias e, consequentemente, das mulheres.

Os cinco eixos do Orçamento Mulher abrangem as áreas de Assistência Social e Garantias de Direitos, Saúde, Segurança, Autonomia Econômica, Educação e Cultura. Esses eixos irão direcionar os recursos para ações que abordam questões fundamentais para as mulheres em diversas esferas da vida.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

13 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

13 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

13 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

14 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

14 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás