O prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, entregaram ao presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, o dossiê da postulação conjunta das cidades para a candidatura à sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.
A entrega aconteceu nesta quinta-feira (16) no Centro de Treinamento do COB, no Parque Aquático Maria Lenk, que integra o Parque Olímpico carioca. Na oportunidade, os dois prefeitos reiteraram o desejo de receber os dois eventos.
“Essa candidatura tem um simbolismo. Neste ano, a fusão da Guanabara com o antigo Estado do Rio completa 50 anos. E esses grandes eventos são transformadores, são uma oportunidade de transformação da vida das cidades. Esses eventos acabam atraindo mudanças que são demandadas há muito tempo nas cidades. E, dessa vez, os equipamentos esportivos já estão disponíveis, devemos usar muita estrutura temporária se for necessário para determinado esporte. Isso vai permitir que o foco esteja no esporte e ele seja o grande protagonista dessa edição dos Jogos”, afirmou Eduardo Paes.
A oficialização do desejo conjunto das cidades ocorreu através de carta, entregue em três de dezembro de 2024. O passo seguinte foi a entrega do dossiê da candidatura. Ambos os prefeitos ressaltaram que os jogos trarão benefícios para toda a Região Metropolitana do Estado.
“O Rio de Janeiro é um exemplo de sucesso na realização de eventos internacionais. Se o Pan fosse amanhã praticamente já teríamos toda a infraestrutura pronta. Evidentemente haverá legados para as duas cidades e essa ideia de fazer os Jogos no Rio e em Niterói está sintonizada com o movimento internacional em ter projetos esportivos mais sustentáveis, de compartilhar custos. É uma inovação da proposta do Brasil, caso o COB acolha, e uma oportunidade extraordinária para a Região Metropolitana do Rio”, disse o prefeito da cidade do Leste Fluminense, Rodrigo Neves.
O compromisso final das cidades será a defesa da postulação da candidatura perante o colégio eleitoral do COB, no dia 29. Na data, ocorrerá a escolha da representante brasileira na disputa pela sede do Pan 2031. Assunção, no Paraguai, atualmente, é a única cidade que já oficializou sua candidatura para os Jogos.
“É um prazer para o COB receber essa candidatura. Tenho certeza de que foi um trabalho árduo das duas cidades para preparem essa candidatura. No dia 29 a assembleia do COB, que é soberana, decidirá qual será a candidatura para o Pan de 2031. Para nós, do movimento olímpico, é sempre importante a realização de grandes eventos no nosso país porque atraem mais praticantes de esporte. Quanto mais gente pratica, maior a chance de aparecerem atletas. O Rio tem uma experiência muito grande com eventos. Foi uma ideia brilhante essa candidatura e torcemos para que a assembleia faça a escolha adequada”, declarou Marco La Porta.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana, anunciou que as matrículas para a Educação de…
Os ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro começam…
Um dos maiores fenômenos do circuito mundial do tênis atual participará no Rio Open. O…
O município de Petrópolis, na Região Serrana, é a mais recente cidade do Estado a…
As cidades de Mangaratiba e Paraty, no Sul Fluminense, receberão o Limpa Rio Margens. O…
Nelson Ruas dos Santos, eleito como Capitão Nelson, tomou posse em primeiro de janeiro para…