Capital

Papai Noel do Leblon concorre com samba-enredo na Unidos do Jacarezinho

Por Marcos Vinicius Cabral

A três meses do Natal e a cinco do Carnaval do ano que vem, Luís Claudio Vasconcellos, de 55 anos, vive jornada dupla. Conhecido como Papai Noel do Leblon desde a pandemia, o ex-técnico de contabilidade atende pedidos de fotos e vídeos com pedestres nas ruas, em bares e restaurantes na Zona Sul.

Já à noite, Luís Claudio se descaracteriza do Bom Velhinho para virar compositor de samba-enredo, já que no próximo 3 de outubro, o Papai Noel do Leblon e parceiros vão concorrer com um samba-enredo que pretende homenagear Xande de Pilares, na Unidos do Jacarezinho, na Série Ouro. Além disso, se tudo correr bem, o folclórico personagem terá a vida contada em uma peça no Teatro Clara Nunes, na Gávea.

“Fiquei muito tempo afastado do Carnaval. Em 2010, na Mangueira, participei das finais de sambas-enredo que contava a história do Nelson Cavaquinho, mas perdi. Agora, ao lado dos talentosos Partidinho da Mangueira, Rômulo, Gilmar Olímpio e Serginho Raiz, montamos uma parceria que vai sair vitoriosa na Unidos do Jacarezinho. Escolhi a escola em razão dela ter subido à Série Ouro do ano que vem e tem boas chances de chegar ao Grupo Especial em 2027.

O nosso samba conta a história de Xande de Pilares, desde o nascimento no Morro do Turano, na Tijuca, até chegar ao Morro do Andaraí, onde conheceu a divina trindade Almir Guineto, Adalto Magalha e Arlindo Cruz. O samba que compusemos tem boas chances de ser o escolhido e isso me deixa muito feliz”, contou ansioso, já que as eliminatórias começam no dia 3 de outubro.

Ansiedade essa que Luís Claudio viveu na pandemia, quando sem trabalho e sem ter o que dar de comer à família, entrou em desespero. Mas foi a roupa de Papai Noel que o salvou.

“Vivi um período muito difícil da minha vida. Desesperado, sem trabalho e sem perspectiva nenhuma, lembrei da fantasia do Papai Noel no guarda-roupa e como havia trabalhado em um antigo supermercado perto da minha casa na ocasião, não restou outra alternativa: me vesti de Papai Noel!

Com um cartaz nas mãos escrito: Por favor, tire uma foto e me ajude!, passei todo o isolamento social trabalhando dessa forma e acreditando em dias melhores. E deu certo. Foi assim que nasceu o Papai Noel do Leblon”, explicou emocionado.

Para quem encarou de peito aberto a Covid-19, o isolamento social e conviveu com a morte de amigos e de pessoas próximas, ter o samba-enredo escolhido no próximo 17 de outubro não chega a ser um desafio tão difícil.

“A Covid-19 serviu para mudar a rota da vida de muitas pessoas. Uma dessas fui eu. Acreditava que poderia voltar a trabalhar como técnico de contabilidade que é a minha área. Mas quis o destino, com a ajuda de Deus, que o Papai Noel do Leblon se tornasse famoso e me fizesse voltar ao Carnaval, minha paixão.

No entanto, Luís Claudio faz questão de lembrar de todos os momentos difíceis que passou. A única coisa que quer esquecer é o apelido da época de outros carnavais.

“Meu apelido era Catranca. Por favor, agora me chamem de Papai Noel do Leblon. Ele é a minha história de vida, de superação e de conquistas”, concluiu otimista.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

9 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

10 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

16 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

16 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

16 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

17 horas atrás