Educação

Parceria fortalece escolas de Teresópolis

A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana, e o Sebrae-RJ assinaram um Termo de Cooperação Técnica que visa implementar uma série de ações voltadas à melhoria da gestão de recursos destinados às escolas do município. A parceria, articulada pela gestão do prefeito Leonardo Vasconcellos, busca qualificar o uso dos repasses federais e municipais, como os programas PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e GFED (Gestão Financeira Descentralizada), por meio de estratégias que envolvam diretamente a comunidade escolar.

Entre os principais objetivos da cooperação está a capacitação de empreendedores locais para que possam fornecer produtos e serviços às unidades de ensino. A proposta é fomentar a economia do município e facilitar a contratação de fornecedores da própria comunidade escolar, incluindo pais de alunos, pequenos empresários e empreendedores informais. Para isso, o Sebrae-RJ realizará um diagnóstico detalhado da situação atual e, com base nos dados coletados, organizará oficinas para diretores escolares e capacitações voltadas aos potenciais fornecedores.

“Seguindo a orientação do Prefeito Leonardo, nosso objetivo é disponibilizar aos diretores da Rede Municipal ferramentas que facilitem o uso dos recursos que as escolas recebem. O site oficial da Prefeitura terá uma área dedicada a esse processo, com orientações para diretores, empreendedores e para a Secretaria Municipal de Educação”, explicou André Muniz, secretário de Ciência e Tecnologia e de Governo.

Parceria representa um avanço

A secretária municipal de Educação, Carla Rabello, destacou que o projeto representa um avanço na relação entre as escolas e a comunidade. “A ideia é criar uma base de dados com fornecedores locais, oferecendo agilidade aos diretores na obtenção de orçamentos e serviços. Toda a comunidade escolar será beneficiada”, afirmou.

Participaram também da reunião de diagnóstico do PDDE as servidoras Karla Fernandes e Márcia Miranda, do setor de prestação de contas. Segundo Karla, a formalização dos prestadores por meio do MEI, a atuação dos conselhos escolares nas decisões e os procedimentos de cotação serão temas centrais nas capacitações.

Pelo Sebrae-RJ, estiveram presentes o coordenador regional, Bruno Souza, e a consultora técnica Necisia Aguiar, que acompanharão a execução da parceria ao longo das próximas etapas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Instituto Coalizão e Consulado do Panamá realizarão evento no dia 19

O Instituto Coalizão, em parceria com o Consulado Geral do Panamá no Rio de Janeiro,…

21 horas atrás

Gastronomia na melhor escola

Essa colunista que vos fala se arriscou em mais um curso da tradicional Le Cordon…

22 horas atrás

Governo do Rio certifica 350 alunos do programa “Empregos Azuis”

O Governo do Estado do Rio de Janeiro formou, nesta sexta-feira (15), 350 alunos das…

23 horas atrás

De Padilha e Moraes: os encontros de Luciano Vieira

Por Nelson Lopes Deputado federal de primeiro mandato, Luciano Vieira, que está deixando o Republicanos…

1 dia atrás

Da glória à crise – A agonia de um Rio de Janeiro estratégico

*Por Marcos Luz Centro do poder e da inovação no país, o Rio de Janeiro…

1 dia atrás

Governo do Estado debate esporte adaptado no RIW 2025

O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu um debate sobre Esporte e Superação:…

1 dia atrás