Cultura & Lazer

Parque Arqueológico de São João Marcos homenageia patrono

No próximo sábado (28), o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, localizado em Rio Claro, no Sul Fluminense, promoverá a ‘Festa do Padroeiro’, um evento cultural gratuito que busca celebrar as tradições locais e homenagear São João Marcos, o santo padroeiro da antiga cidade que deu origem ao Parque. O evento promete ser uma experiência rica em história, cultura e participação comunitária, reunindo tanto moradores da região quanto visitantes de outras localidades.

A história da cidade de São João Marcos remonta a 1733, quando João Machado Pereira se estabeleceu na região e, em 1739, construiu uma capela dedicada ao santo. A cidade, que prosperou graças ao cultivo de café, foi um importante centro econômico e cultural durante os séculos XVIII e XIX. O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos busca preservar essa memória e promover o legado histórico da região.

A ‘Festa do Padroeiro’ terá início às 10h com a performance teatral ‘Receitas da Dona Cidinha’, interpretada pela atriz e arte-educadora Thays Santos. A programação da manhã também incluirá uma mostra pedagógica com trabalhos desenvolvidos no Parque Escola, projeto em parceria com a Secretaria de Educação de Rio Claro e as escolas públicas locais. A exposição ‘Cenas da Memória 2’, da artista-residente Mariane Alves, será inaugurada com obras feitas em estêncil, destacando a cultura visual da região.

Ainda no período da manhã, o evento apresentará a pré-estreia dos primeiros episódios da série documental ‘O Parque’, que narra o processo de criação do Parque Arqueológico e Ambiental. Após a exibição, os visitantes poderão participar de um bate-papo com os realizadores da produção.

Após o almoço no Quiosque São João Marcos, os participantes poderão fazer uma visita guiada às ruínas da antiga cidade. O Cortejo para o Padroeiro será acompanhado pela tradicional Folia de Reis João Alves e Filho, uma manifestação cultural de Lídice, distrito de Rio Claro.

Parque Arqueológico de São João Marcos terá moeda social no evento

Durante todo o evento, haverá venda de produtos artesanais e culinários do grupo de artesãs da Associação de Mulheres Mariana Crioula, de Volta Redonda. Também será possível participar do troca-troca da moeda social do Parque, o Marco Real, trocando garrafas PET por essa moeda para uso no Quiosque.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

14 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

15 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

15 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

16 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

16 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás