Cultura & Lazer

Parque Arqueológico de São João Marcos homenageia patrono

No próximo sábado (28), o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, localizado em Rio Claro, no Sul Fluminense, promoverá a ‘Festa do Padroeiro’, um evento cultural gratuito que busca celebrar as tradições locais e homenagear São João Marcos, o santo padroeiro da antiga cidade que deu origem ao Parque. O evento promete ser uma experiência rica em história, cultura e participação comunitária, reunindo tanto moradores da região quanto visitantes de outras localidades.

A história da cidade de São João Marcos remonta a 1733, quando João Machado Pereira se estabeleceu na região e, em 1739, construiu uma capela dedicada ao santo. A cidade, que prosperou graças ao cultivo de café, foi um importante centro econômico e cultural durante os séculos XVIII e XIX. O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos busca preservar essa memória e promover o legado histórico da região.

A ‘Festa do Padroeiro’ terá início às 10h com a performance teatral ‘Receitas da Dona Cidinha’, interpretada pela atriz e arte-educadora Thays Santos. A programação da manhã também incluirá uma mostra pedagógica com trabalhos desenvolvidos no Parque Escola, projeto em parceria com a Secretaria de Educação de Rio Claro e as escolas públicas locais. A exposição ‘Cenas da Memória 2’, da artista-residente Mariane Alves, será inaugurada com obras feitas em estêncil, destacando a cultura visual da região.

Ainda no período da manhã, o evento apresentará a pré-estreia dos primeiros episódios da série documental ‘O Parque’, que narra o processo de criação do Parque Arqueológico e Ambiental. Após a exibição, os visitantes poderão participar de um bate-papo com os realizadores da produção.

Após o almoço no Quiosque São João Marcos, os participantes poderão fazer uma visita guiada às ruínas da antiga cidade. O Cortejo para o Padroeiro será acompanhado pela tradicional Folia de Reis João Alves e Filho, uma manifestação cultural de Lídice, distrito de Rio Claro.

Parque Arqueológico de São João Marcos terá moeda social no evento

Durante todo o evento, haverá venda de produtos artesanais e culinários do grupo de artesãs da Associação de Mulheres Mariana Crioula, de Volta Redonda. Também será possível participar do troca-troca da moeda social do Parque, o Marco Real, trocando garrafas PET por essa moeda para uso no Quiosque.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

10 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

11 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

11 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

13 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

13 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

13 horas atrás