Região Serrana

Parque Tecnológico em debate em Três Rios

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou, na última sexta-feira (26), de uma agenda estratégica em Três Rios para debater a criação do Parque Tecnológico da região. O encontro, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e pela Prefeitura Municipal, reuniu parceiros em torno da proposta de estruturar um novo centro de inovação no Estado.

A reunião contou com representantes da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Instituto Raízes, Instituto Oscar Niemeyer, Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Centro-Sul Fluminense, Fundação Getulio Vargas (FGV), OAB, além de empresas e startups locais.

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, foi recebida pelo diretor-presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e 1º vice-presidente da FIRJAN, Carlos Erane. A ABDI e o SIMDE mantêm um Acordo de Cooperação Técnica que fortalece ações conjuntas em inovação e desenvolvimento industrial.

O projeto do Parque Tecnológico já possui uma concepção preliminar e uma rota tecnológica definida, incluindo incentivos fiscais para atração de investimentos. O objetivo é impulsionar setores estratégicos para o Centro-Sul Fluminense, como alimentação, metalmecânico, plástico, ferroviário, aeroespacial e Indústria 4.0.

O potencial do Parque Tecnológico

Durante sua fala, Perpétua Almeida destacou o potencial do projeto para reter talentos, fortalecer a indústria local e promover expansão urbana organizada, com geração de emprego e renda. Ela ressaltou ainda a sintonia da iniciativa com as diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), que preza pela sustentabilidade e inclusão social.

A diretora também apontou as vantagens competitivas de Três Rios, em especial a articulação entre instituições locais, a prefeitura e a FIRJAN. Segundo ela, a criação de um consórcio intermunicipal, envolvendo cerca de dez municípios vizinhos, pode ampliar o impacto regional.

A agenda reforça o compromisso da ABDI em promover a interiorização da inovação no Brasil, estimulando ecossistemas produtivos que contribuam para o desenvolvimento sustentável.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

9 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

10 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

16 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

16 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

17 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

17 horas atrás