Norte Fluminense

Pedalada Rosa movimenta as ruas do Carmo em ação do Outubro Rosa

As ruas do bairro Carmo, em Quissamã, cidade do Norte Fluminense, foram tomadas por um mar de ciclistas vestidos de rosa em apoio à campanha Outubro Rosa. A Pedalada Rosa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e realizada no último dia 10 de outubro, fez parte de uma série de atividades, que vão até o fim deste mês, voltadas para a conscientização sobre a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama. A iniciativa contou com a participação de usuários da rede de saúde, familiares, apoiadores da causa e moradores locais.

Com ponto de partida na Unidade de Saúde da Família (USF) do Carmo, a pedalada foi uma forma de engajar a comunidade na luta contra o câncer de mama, destacando a importância da detecção precoce e do autocuidado. Além de promover a conscientização, o evento também incentivou a prática de atividades físicas, destacada pelos especialistas como um dos hábitos fundamentais para a prevenção de doenças, incluindo o câncer.

A Coordenadora de Ações Programáticas, Amanda Monteiro, ressaltou que a campanha deste ano vai além do foco no câncer de mama, abordando uma visão mais ampla da saúde da mulher. “Estamos trabalhando a questão do empoderamento feminino, para que as mulheres se conheçam melhor e percebam quando algo está fora do comum. Isso faz parte da nossa estratégia de promoção da saúde e de valorização da qualidade de vida”, explicou Amanda. A ação segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que propõe uma abordagem mais abrangente da saúde feminina.

Pedalada Rosa faz parte de programação que dura até o fim deste mês

Durante todo o mês de outubro, diversas atividades estão sendo realizadas, como mutirões de ultrassonografia, rodas de conversa e caminhadas, além de serviços de saúde voltados especialmente para as mulheres, como exames preventivos, testes rápidos e consultas médicas. Entre os principais eventos programados, estão o Mutirão de Ultrassonografias de Mamas, marcado para o dia 19, e o “Café Rosa”, que ocorrerá no dia 21 com uma série de serviços de saúde e atividades de bem-estar, como rodas de conversa e avaliação nutricional.

A programação inclui ainda a Caminhada Rosa, prevista para o dia 23, que percorrerá as principais ruas do Centro de Quissamã, e outras atividades ao longo do mês, envolvendo diferentes pontos da cidade. A expectativa da Prefeitura é que a campanha incentive cada vez mais mulheres a buscarem os serviços de saúde e a se cuidarem de forma integral.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

14 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

15 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

17 horas atrás