A Petrobras deu início às inscrições para o Programa Autonomia e Renda em Macaé, no Norte Fluminense, nesta quinta-feira (5). A iniciativa oferece cursos gratuitos de qualificação profissional, com foco em moradores da cidade em situação de vulnerabilidade econômica. As inscrições podem ser feitas online até o dia 18 de setembro.
A Petrobras, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), está oferecendo 40 vagas em cursos como Auxiliar de Serviços Diversos, Isolador, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Soldagem, Pintor Industrial, entre outros. O objetivo é capacitar a população local e promover a inclusão no mercado de trabalho. O curso de Auxiliar de Serviços Diversos, por exemplo, começa em 14 de outubro e terá duração de quatro meses, com aulas no período vespertino.
As inscrições podem ser realizadas pela internet através do site do projeto, onde os candidatos podem consultar os editais dos cursos e preencher o questionário socioeconômico. A seleção dos inscritos será feita por sorteio. Além do cadastro online, os interessados podem optar pelo atendimento presencial, disponível às quartas e quintas, das 16h às 20h, na Rodovia Amaral Peixoto, km 164, em Macaé.
Os participantes selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 660 por mês. No caso de mães com filhos de até 11 anos, o valor sobe para R$ 858. Para participar, os candidatos devem ser moradores de Macaé, ter mais de 18 anos e apresentar comprovante de escolaridade compatível com os cursos disponíveis, que variam entre o Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental completo.
Alex Murteira, gerente geral da Bacia de Campos, reforçou a importância do programa: “Nossa meta com o programa é aumentar as chances de empregabilidade das pessoas que moram próximas das nossas operações, qualificando-as para o mercado de trabalho.”
Além de Macaé, o programa será implementado em outros municípios do Rio de Janeiro, como Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, com a meta de ofertar 3.130 vagas até 2027. No total, Macaé receberá 990 dessas vagas. A parceria com o SENAI também permitirá a oferta de outros cursos nas áreas de automação, metalurgia, soldagem e segurança.
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é mais uma iniciativa da empresa para fortalecer a economia local e oferecer oportunidades de inclusão social por meio da educação e qualificação profissional.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…