História da chegada do trem é tema de evento em Petrópolis

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, comemora, nesta segunda-feira (29), a história da chegada do trem no município. A celebração será na Casa de Educação Visconde de Mauá, com o evento “140 anos do Progresso Sobre Trilhos: Visconde de Mauá, o Visionário que Conectou Petrópolis”, a partir das 17h.

Segundo o município, o evento celebrará dois marcos na história da chegada do trem em Petrópolis. A chegada deste modal de transporte, em 1883, pela Estrada de Ferro de Petrópolis, e a fundação da Imperial Companhia de Navegação a Vapor pelo Barão de Mauá, em 29 de maio de 1852. Esses eventos foram o início do sonho que resultou no desenvolvimento econômico de Petrópolis. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Petrópolis e a AFPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária).

O prefeito Rubens Bomtempo destacou a importância da história da chegada do trem e da fundação da Companhia para o município. “Este foi, sem dúvidas, um marco para a nossa cidade. Conectou Petrópolis com o Rio de Janeiro e promoveu um grande progresso que merece ser lembrado, além de servir de inspiração para esta retomada que Petrópolis vem trilhando”, afirmou.

A homenagem à história da chegada do trem em Petrópolis

Durante o evento, personalidades que desempenham um papel importante na memória e preservação da ferrovia e no desenvolvimento industrial da cidade serão homenageadas com a medalha Visconde de Mauá.

Em seguida, o empresário carioca Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado e ex-secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, ministrará uma palestra com o tema “Estrada de Ferro Corcovado – Cremalheira Igual à da Estrada de Ferro Rio-Petrópolis”.

O prefeito Rubens Bomtempo e o presidente da AFPF, Ricardo Lafayete, inaugurarão um pequeno acervo com peças relacionadas à memória histórica da ferrovia em Petrópolis, que ficará exposto na Casa de Educação Visconde de Mauá.

A secretária de Turismo, Silvia Guedon, destacou a importância do trabalho de Visconde de Mauá na Estrada de Ferro Rio-Petrópolis e ressaltou que a Casa de Educação Visconde de Mauá, construída por ele e hoje abrigando a instituição educacional, perpetua o seu legado.

A participação no evento é gratuita, sendo necessário se inscrever por meio do formulário disponível no seguinte link.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

14 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

15 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

15 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

17 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

17 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

17 horas atrás