A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana, inaugurou a primeira fábrica de vassouras ecológicas do estado. Instalada no galpão de reciclagem da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), no Siméria, a fábrica produz diariamente cerca de 30 vassouras feitas de garrafas PET.
O prefeito Rubens Bomtempo enfatizou a importância desse projeto para o meio ambiente. “A garrafa PET leva em torno de 600 anos para se decompor. É um estrago enorme causado à natureza. Por isso, estamos fazendo a nossa parte na construção de um futuro melhor para todos, incentivando o hábito da reciclagem e cuidando do meio ambiente.”
Vassouras reduzem custos em Petrópolis
Além de contribuir para o meio ambiente, as vassouras recicladas são usadas pelas próprias equipes de varrição da Comdep, o que contribui para reduzir despesas do município na aquisição desses utensílios.
“Transformar garrafas PET em vassouras representa uma ideia sustentável e inovadora. Este projeto demonstra eficácia na reciclagem das garrafas, além de contribuir com a produção de vassouras úteis a limpeza urbana do município”, disse o presidente da Comdep, Léo França.
Ainda segundo a prefeitura de Petrópolis, o material para a confecção das vassouras vem das regiões atendidas pelo programa de coleta seletiva da cidade. Em fevereiro, durante uma ação municipal, o presidente da Comdep entregou aos comerciantes um exemplar das vassouras como fora de incentivo à sustentabilidade.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.