Foco Imobiliário

PL aprovado em Barra do Piraí mira acelerar atendimento aos corretores de imóveis

O dia a dia de quem trabalha com corretagem de imóveis em Barra do Piraí ficará mais fácil. A Câmara Municipal da cidade aprovou na terça-feira, 20 de agosto, o Projeto de Lei 125-2024, que garante aos corretores de imóveis prioridade no atendimento em órgãos da prefeitura e cartórios do município.

Com a aprovação por unanimidade do PL de autoria da vereadora Kátia Nikki esta semana, Barra do Piraí, localizado na Região Sul Fluminense, torna-se o terceiro município do estado do Rio de Janeiro a contar com legislação semelhante. Agora, o projeto de lei segue para a sanção do Executivo.

Os outros são Rio das Ostras e Macaé, que também votaram o seu projeto de lei também no dia 20 de agosto. O objetivo do Creci-RJ é difundir essa iniciativa para estimular outras cidades a adotarem este tipo de legislação.

A conselheira do Creci-RJ, Christiana Honório, conta que a ideia de criar o projeto de lei surgiu, durante um encontro com os corretores de Barra do Piraí, no dia 9 de agosto.

Ao representar a diretoria do Conselho na votação, a conselheira Christiana Honório reconheceu a importância do PL para agilizar os negócios imobiliários no município. “Tem casos em que a demora chega a 60 dias. Agora queremos levar a medida para municípios aqui da vizinhança”, contou ela, que também é diretora da Diretoria Adjunta da Mulher (DAM-Creci-RJ).

Autora do projeto de lei, a vereadora Kátia Nikki destacou o papel dos corretores de imóveis, gerando negócios que trazem arrecadação da prefeitura. “Então, nada mais justo que esses profissionais tenham prioridade no atendimento nos departamentos públicos municipais e cartórios, pois eles são facilitadores dos cidadãos nos negócios imobiliários”, avaliou.

Corretora de imóveis há 22 anos, Edna Batista da Silva Rosa (Creci-45327) sente na pele os efeitos da demora para conseguir a documentação em órgãos públicos e nos cartórios da cidade, como certidão de características do imóvel ou certidão negativa do imóvel. Ela não soube estimar o tempo perdido, mas lembra que isso atrapalha o fechamento do negócio.

“Esse projeto vai facilitar e dar mais celeridade a nossa vida profissional”, destacou. “O PL vai ajudar e dar rapidez no atendimento aos clientes. A demora trava a negociação”, acrescentou Jéssica Mamede (Creci-7699), uma das delegadas do Conselho em Barra do Piraí.

Para a também delegada do Creci-RJ na cidade, Cristiane de Mato (Creci-64382), dependendo do processo, perde-se um tempo entre 20 e 30 dias para resolver a tramitação. “Tudo depende da prefeitura e dos cartórios também. “A aprovação do projeto de lei vai agilizar os nossos pedidos”, avaliou.

O corretor de imóveis João Adolfo (Creci 49279) também destacou a dificuldade encontrada para resolver as demandas tanto na prefeitura quanto nos cartórios de Barra do Piraí. “Estou 40 dias tentando passar uma escritura e estou com dificuldade”, exemplificou.

Ele espera, com a aprovação do PL, levar pelo menos uma semana para resolver os pedidos nos órgãos públicos e nos cartórios. “Com o projeto de lei vamos ser mais respeitados e teremos mais êxito nas nossas demandas”, acredita.


Câmara de Macaé aprova PL que dá prioridade para corretores de imóveis no atendimento

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) esteve em Macaé, no dia 20 de agosto de 2024, para acompanhar a votação do Projeto de Lei 41/2024, de autoria do vereador Professor Michel, que garante atendimento prioritário aos corretores de imóveis nos cartórios de notas e registros de imóveis, nas repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos do município.

O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do prefeito de Macaé.

Marcelo Moura, presidente do Conselho, esteve presente na Câmara de Vereadores de Macaé acompanhando de perto a votação do PL.

 “Hoje  conseguimos a aprovação do projeto, como já fizemos em outros municípios. O compromisso dessa gestão é  trabalhar para conseguir aprovar esse tipo de lei em todos os municípios do Rio de Janeiro”, declarou. As câmaras municipais de Rio das Ostras e Barra do Piraí já aprovaram projetos de leis semelhantes

O vice-presidente do Creci-RJ, João Eduardo Corrêa, reforçou as palavras do presidente.

 “É para vocês, corretores de imóveis, que essa gestão está operando e que, sem a nossa atuação em conjunto com os corretores de imóveis da região e com os vereadores presentes, a gente não consegue caminhar. É nesse sentido que a nossa gestão caminha”, destacou .


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)


Posts Recentes

São Francisco de Itabapoana promove campanha sobre riscos de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, está realizando a…

2 minutos atrás

Campanha de vacinação contra o HPV começa em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia iniciou, nesta terça-feira (7), a campanha de vacinação…

18 minutos atrás

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

17 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

18 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

24 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

1 dia atrás