Prefeitura de São Gonçalo apresenta bons resultados na educação após anos de investimento

Os investimentos da Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, em infraestrutura, mobiliário, transporte, merenda, kits escolares e projetos pedagógicos fizeram com que os dois últimos anos fossem de avanços e melhorias na Educação.

Foram reformas em escolas, inauguração de novas salas, renovação da mobília das unidades, entrega de uniformes e kit de material escolar, projetos de leitura, reforço escolar, implementação do cardápio único, avaliação nutricional e alimentação saudável, entre outras ações que beneficiaram toda a comunidade escolar.

Em relação aos profissionais da Educação, o município reforçou o número de servidores, com a convocação de 1.695 aprovados no concurso público que estava suspenso por causa da pandemia de covid-19 e foi retomado pela atual gestão. 

Além disso, houve aumento real dos salários, no início de 2021, com a aprovação do novo plano de cargos e salários da categoria. A Prefeitura de São Gonçalo garantiu equiparação salarial de toda a categoria ao piso nacional, com acréscimo de 15,27%, totalizando 40,76% de reajuste para os servidores que recebiam abaixo do piso.

De acordo com a prefeitura de São Gonçalo, na parte de infraestrutura, neste período, 92 escolas do município já receberam manutenção corretiva e preventiva, desde pequenas intervenções até grandes reformas, e a previsão é de que, em 2023, todas as 116 unidades passem por obras. Além disso, mais de 30 mil itens de mobiliário estão sendo entregues diariamente nas escolas, entre armários, cadeiras, mesas, berços, colchões e outros móveis.

Prefeitura de São Gonçalo destaca Cardápio Único

As ações referentes à alimentação escolar também têm destaque nesta gestão da prefeitura de São Gonçalo. Nestes dois anos, os alunos receberam merenda de qualidade, com variedade de frutas, legumes, proteínas e carboidratos, de acordo com as determinações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também foi implementado o Cardápio Único, formulado por nutricionistas, que é seguido por toda a rede.

Desde de 2021, vários projetos de reforço escolar foram colocados em prática para mitigar os problemas de aprendizado causados pela pandemia de Covid-19, como o ‘Projeto L.E.R (Ler, Escrever e Raciocinar)’, que auxilia o aluno com dificuldade na leitura e na escrita, durante o contraturno escolar. 

Os alunos também foram estimulados por projetos de leitura como o ‘Novos Leitores’ e participaram da inauguração de espaços como bibliotecas, salas de leitura, multimeios e brinquedotecas.

Transporte escolar como prioridade

O transporte escolar também é prioridade da prefeitura de São Gonçalo, já que os ônibus escolares foram todos reformados e estão atendendo à população. De acordo com o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), São Gonçalo possui necessidade de atender a 15 escolas, que ficam em área rural, com o transporte escolar. Em 2022, o número de rotas já ultrapassou os 30 ônibus, atendendo também as escolas que são de difícil acesso para o transporte público comum.  

“Estamos muito felizes com o resultado destes dois anos de trabalho e ainda vamos trabalhar muito mais pela educação do nosso município. Sabemos que ainda há muito o que ajustar, mas também olhamos para a nossa trajetória com orgulho. Educação no governo Capitão Nelson é prioridade e vamos avançar ainda mais em 2023”, disse o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

10 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

11 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

11 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

12 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

12 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

13 horas atrás