Prefeitura de Macaé e Firjan avaliam estratégias para otimizar processos de licenciamento

A Prefeitura de Macaé recebeu, na última segunda-feira, consultores da Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para avaliar e discutir soluções para a otimização dos processos de licenciamento no município, a partir de novas práticas de informatização para agilizar o fluxo de análises e liberações de alvará.

Iniciativas que possam ajudar a prefeitura do Norte Fluminense a implementar o projeto “Licença 4.0” foram apresentadas ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, pelo Consultor Setorial da Firjan, Alberto Besser, na reunião que também contou com a participação da Analista Administrativa, Larissa Nunes e da Assistente Administrativa, Leandra Resende.

“Soluções que possam agilizar processos e garantir ao empreendedor a segurança para tomar a decisão de investir na cidade, também fazem parte da nossa estratégia de fomentar o desenvolvimento local. E a Firjan é uma referência por conhecer a demanda da indústria e por ter conhecimento necessário para auxiliar os municípios a se fortalecerem”, avaliou Rodrigo Vianna.

Macaé pode receber investimentos bilionários do mercado de óleo, gás e energia

O objetivo da análise apresentada pela Firjan à prefeitura é garantir, com base nos parâmetros legais previstos em legislações municipais, estaduais e federais, a desburocratização das regras de licenciamento, promovendo menores prazos, maior transparência e acesso facilitado a empreendedores que avaliam investimentos para participar da nova dinâmica econômica da cidade.

Estima-se que Macaé concentra cerca de R$ 25 bilhões na consolidação de empreendimentos ligados à infraestrutura e logística voltada ao mercado de óleo, gás e energia.

“O nosso trabalho tem como base ouvir os empresários e propor soluções que promovam o desenvolvimento econômico do Estado”, ressaltou Besser.

A reunião também contou com a participação do Coordenador Especial de Urbanismo, da Secretaria de Infraestrutura Jader Gomes, acompanhado da arquiteta Andréa Faria, além de representantes dos setores da prefeitura que compõem a Comissão Municipal de Licenciamento.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

18 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

18 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

19 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

20 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

20 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

21 horas atrás