A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Esportes, e o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Ciências do Esporte e da Nutrição (Lapicen), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoveram nesta terça-feira (23) o 1º Seminário de Ciência e Esporte. O evento foi realizado no auditório Cláudio Ulpiano, no bloco A da Cidade Universitária, no município do Norte Fluminense.
A finalidade é auxiliar, por meio do conhecimento científico e técnico do esporte, na formação dos trabalhadores da Secretaria de Esportes, fisioterapeutas, profissionais e estudantes de educação física e nutrição.
A mesa de abertura contou com as participações do prefeito de Macaé, Welberth Rezende; do Secretário Municipal de Esportes, Marvel Maillet; da Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flavia Picon; e da diretoria do Instituto de Alimentação e Nutrição/Centro Multidisciplinar da UFRJ-Macaé, a professora doutora Kelse Tibau. A mediação foi da professora Cynthia Gonçalves.
“A capacitação melhora nossos processos e faz com que trabalhemos de forma mais assertiva no atendimento à população. A UFRJ é uma grande parceira do município”, ressaltou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende.
“Essa iniciativa representa um grande aprendizado para todos nós. Quanto mais informações de qualidade tivermos, maior o suporte que podemos oferecer à população. Todo mundo quer aprender e ter mais conhecimento”, disse Marvel Maillet.
A secretária Adjunta de Ensino Superior, Flavia Picon, falou sobre a possibilidade da troca de conhecimentos.
“É uma oportunidade para promovermos a integração com outras secretarias e com o estudo acadêmico. Essa parceria faz com que a atividade esportiva fique ainda melhor”, avaliou.
“Nutrição e alimentação tem uma relação direta, de amor, com o esporte. Essa troca que acontece entre os servidores do município e os nossos alunos é muito importante”, salientou Kelse Tibau.
Palestras do seminário:
1) “Apresentação do perfil de Consumo Alimentar dos Atletas contemplados no Bolsa Atleta 2022” (Alessandra Alegre, nutricionista e mestre em ciências nutricionais);
2) “Hipertrofia Muscular: “Quanto tempo? Quais os fatores envolvidos?” (Anderson Morales, educador físico e doutor em ciências nutricionais);
3) “Lesões no Esporte: Uma abordagem aplicada” (Felipe Jorge Sampaio, fisioterapeuta e doutor em ciências);
4) “Antropometria na prática” (Luiz Felipe Rangel, educador físico e doutor em ciências nutricionais);
5) “Suplementos nutricionais na prática esportiva: o que realmente funciona?” (Luiz Fernando Miranda, biólogo, nutricionista, doutor em ciência de alimentos e pós-doutor em ciências);
6) “Uso de app para avaliação da performance” (Everson Loureiro, educador físico e especialista em treinamento neuromuscular);
7) “Defesa Pessoal” (Marvel Maillet, educador Físico e Secretário de Esportes de Macaé; e Isaac Guimarães Thomaz, professor e educador físico).
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…