Categorias: Leste Fluminense

Prefeitura de Maricá celebra o 1° de maio com diversos serviços gratuitos para a população

Para comemorar o Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Maricá levou na última segunda-feira, 1º de maio, diversas ações e serviços gratuitos para Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade do Leste Fluminense. Quem passou pelo local pode solicitar a emissão da carteira de trabalho digital, garantir a isenção para a segunda via da carteira de identidade e se cadastrar para vagas de emprego, e buscar informações sobre os cursos profissionalizantes do programa Qualifica Maricá.

Além de aproveitar inúmeras atividades de esporte e cultura, o público pode atualizar a vacinação tomando as doses contra Covid-19 e influenza e fazer testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Os donos de animais também puderam se inscrever para a castração de cães e gatos. 

O projeto Maricá + Verde fez mais uma ação com a distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica. Para a criançada, uma programação exclusiva, com parque infantil, totó e show de mágica.

“É muito importante ver o trabalhador como um todo, não só o fruto do trabalho dele. Nós também damos a oportunidade dele trazer a família aqui para brincar, tomar a vacina, que de repente ele não pode tomar durante a semana e utilizar o odontomóvel. O pessoal da terceira idade também participou com muita dança e atividades físicas. Tudo isso é muito importante para nós ”, disse o secretário de Trabalho, Alessandro Coutinho.

Acompanhando os alunos atendidos na Casa do Idoso, o secretário de Políticas para a Terceira Idade, Tatai falou sobre a participação do grupo no evento.

“Eu quero parabenizar a todos pelo dia de hoje. É bonito trazer essas meninas e meninos da terceira idade para cá, que se colocaram à disposição para estarem aqui neste dia especial, com um sol lindo no feriado, para representar a cidade. É realmente maravilhoso”, disse Tatai.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, Mariana Príncipe, falou da felicidade em poder levar os serviços de sua pasta até a praça central.

“Fico feliz em estar aqui porque esse é um projeto muito importante, onde a gente tem acesso à população de Maricá. Poder distribuir nossas bananas desidratadas, aipim e algumas mudas de plantas é contribuir para que as pessoas tenham alimentos saudáveis dentro de casa. Já que se torna muito mais fácil vir aqui e buscar”, pontuou Mariana.

Secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres também falou sobre a oportunidade de se aproximar da população.

“Eu acho que o serviço tem o aspecto social, tem que sair das quatro paredes e chegar à população. E essa é uma festa popular muito gratificante, porque as pessoas têm acesso a serviços que muitas vezes nem sabem que existem e a gente pode oferecer tanto da Secretaria quanto do Centro de Referência de Políticas Inclusivas, que é um trabalho específico para pessoas com deficiência”, declarou Clauder.

População aprova ação da Prefeitura e aproveitam a festa

Ao lado da esposa, Ailton Freitas, 62 anos, assistia às apresentações do grupo da terceira idade. “Aqui está muito bonito. Tudo bem feito. Eu não procurei nenhum serviço e vim somente para aproveitar o evento, porque eu vi que ia ter essa festa hoje”, contou o morador de Bambuí.

O casal Celeste Matos, 81 anos, e Darci da Silva, 89 anos, garantiu uma muda para levar para sua casa em São José do Imbassaí. “Isso aqui está muito bom e coisa melhor não existe. Está tudo tranquilo e nós podemos andar à vontade”, frisou Celeste. “Assim é bom que dá acesso a todos. Muito bom e realmente gratificante”, completou Darci.

Sheila Maria Barbosa veio de Pindobas para atualizar seu esquema vacinal. “Eu ainda não tinha ido ao Posto de Saúde tomar a vacina da influenza. Vi que teria hoje aqui no evento e resolvi aproveitar. Estou achando ótimo ter isso aqui para o trabalhador, porque nós trabalhamos muito e merecemos realmente comemorar. O prefeito está de parabéns”, elogiou Sheila.

Posts Recentes

Ciclista riostrense de 12 anos é destaque no Estado

A ciclista de Rio das Ostras, Alícia Gomes, de apenas 12 anos, alcançou no último…

6 minutos atrás

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

19 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

19 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

19 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

21 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

21 horas atrás