Prefeitura de Niterói assina acordo de cooperação e ações conjuntas com governo italiano

O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu, na última segunda-feira (22), uma comitiva da embaixada italiana que veio fechar um protocolo de intenções de cooperação amigável e fortalecer os interesses no desenvolvimento de ações conjuntas. O documento de intenções aborda assuntos como sustentabilidade, turismo, segurança, esportes, economia criativa e outras ações colaborativas.

O prefeito Axel Grael destacou que existe um conjunto de áreas que o acordo permite um trabalho em parceria.

“É importante para a história de Niterói. Tenho uma satisfação muito grande de receber o embaixador aqui hoje para estreitar essa aliança. Acho que tem muita coisa que a gente pode trabalhar juntos. Em vários campos como cultura, segurança, turismo, economia e negócios. Existe muita coisa para beneficiar os dois lados com essa parceria”, afirmou Axel Grael.

Embaixador destaca políticas ambientalistas de Niterói

O documento foi assinado pelo embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello.

“Niterói é uma cidade importante, uma cidade muito ambientalista, inteligente e uma cidade inclusiva. A Itália tem uma grande tradição ambientalista. Além disso, temos uma importante comunidade italiana aqui na cidade e o Instituto de Cultura Italiana, no Rio, que é muito ativo. Estamos abertos a fortalecer a cooperação em todos os níveis”, pontuou Francesco Azzarello.

O protocolo de cooperação amigável entre a Ambasciata d’Italia a Brasília e o município do Leste Fluminense é baseado em interesses de desenvolvimento de ações para o bem comum com realização de intercâmbios e cooperação de diferentes formas nos campos da Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente; Turismo, Hotelaria e Gastronomia; Arquitetura e Restauração; Tecnologia de Segurança; Desenvolvimento e Expertise do Setor Portuário; Economia Criativa; Esportes, entre outros. A meta é promover a prosperidade e o desenvolvimento recíprocos.

Participaram da reunião, além do prefeito e do embaixador, o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento; o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernardo Brandão; a subsecretária do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Baldez; o cônsul geral, Massimiliano Iacchini; o CEO da Leonardo (grupo industrial), Francesco Moliterni; o diretor-presidente do Grupo Comunità Italiana, Pietro Petraglia; e a diretora do Instituto italiano di Cultura (RJ), Livia Raponi.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

12 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

12 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

13 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

14 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás