Projetos premiados conciliam inovação, governança e responsabilidade socioambiental. (Foto: Vinícius Magalhães)
Dez empresas fluminenses foram reconhecidas como vencedoras do Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2025. O anúncio ocorreu durante o Rio Construção Summit, realizado no Píer Mauá, na última sexta-feira (26). Além dos premiados em sete categorias, outros três projetos receberam menções honrosas.
As companhias Merck, Vast Infraestrutura, Porto Sudeste, Reserva, SBM Offshore, Gás Verde e Casa da Moeda do Brasil tiveram projetos contemplados por conciliarem atividades produtivas com proteção ambiental, equilíbrio econômico, boa governança e impacto social. Os vencedores receberam troféus produzidos pelo FabLab da Firjan SENAI Itaguaí, além de vouchers de serviços de tecnologia, inovação e responsabilidade social da Firjan SENAI SESI.
A cerimônia contou com palestra magna de Carlos Alberto Tavares Ferreira, fundador e CEO da Carbon Zero. Também participaram Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio; Marcelo Kaiuca, vice-presidente da Firjan; e Elissandra Cândido, presidente do Sinduscon Sul.
Entre os destaques, a Merck venceu na categoria Água e Efluentes com projeto de reúso que reduziu em 40% o consumo de água de sua planta. A Vast Infraestrutura foi premiada em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos pelo programa Aves do Açu, que protege espécies marinhas ameaçadas. O Porto Sudeste recebeu o troféu em Engajamento e ODS com a iniciativa Mulheres Extraordinárias.
Na categoria Gestão de Impacto e Investimento Social, a Reserva foi reconhecida pelo programa 1P=5P, que já complementou 150 milhões de refeições para pessoas em insegurança alimentar. A SBM Offshore venceu em Governança Corporativa com o Programa de Embaixadores de Compliance. Já a Gás Verde foi premiada em Mudanças Climáticas e Transição Energética pelo projeto de biometano produzido a partir de resíduos urbanos. Em Resíduos Sólidos, a Casa da Moeda foi contemplada pelo projeto $emear, que transforma resíduos orgânicos em adubo doado a pequenos produtores.
Três menções honrosas também foram concedidas: à B. Braun, pelo reaproveitamento de água em seu processo produtivo; à Petrobras, pela estratégia corporativa em biodiversidade; e à Iconic, pela substituição do gás natural por biometano em sua fábrica de Duque de Caxias. Confira os detalhes dos projetos premiados no site do Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2025.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…
A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…
Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…
O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…
A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…