Baixada Fluminense

Programa 60+ leva qualidade de vida a idosos em Mesquita

O Programa 60+, idealizado pela Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, tem sido um marco no cuidado com a população idosa do município da Baixada Fluminense. Desde 2021, a iniciativa oferece atendimento especializado para cerca de 110 idosos com diferentes necessidades, por meio de atividades que estimulam a cognição e as capacidades físicas. O programa funciona em dois polos: a Vila Olímpica de Mesquita, no bairro Cosmorama, e a Praça PEC, em Santo Elias.

Voltado para idosos com limitações motoras ou cognitivas, o projeto atende três perfis distintos: idosos com estabilidade cognitiva, mas com condições de saúde como hipertensão ou diabetes; aqueles com comprometimentos cognitivos causados por doenças como Alzheimer ou sequelas de AVC; e pessoas com restrições físicas, incluindo artroses e dificuldades de mobilidade.

Atendendo idosos desde 2021, o Programa 60+ amplia saúde e bem-estar

As atividades são realizadas em ambientes climatizados e adaptados, com o apoio de profissionais capacitados, como fisioterapeutas e enfermeiros. Tatames instalados nas paredes e no chão garantem segurança adicional durante os exercícios, conduzidos respeitando as limitações individuais. “O objetivo é minimizar riscos e ampliar a autonomia dos participantes, reduzindo as chances de quedas e proporcionando mais qualidade de vida”, explica Milena Almeida Mendonça, coordenadora técnica do programa.

O Programa 60+ conta com suporte das Secretarias de Assistência Social e de Saúde de Mesquita, responsáveis por encaminhar idosos que se enquadram nos critérios do programa. Além disso, interessados podem procurar diretamente a Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, no Centro, para realizar uma avaliação.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Avenida Presidente Costa e Silva 1.898, próximo ao Viaduto Dicró. Para Milena, o projeto é essencial diante do envelhecimento da população mundial: “Nosso objetivo é manter a independência e funcionalidade dos idosos, permitindo que vivam com autonomia e dignidade”.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás

Caminhada celebra mães de filhos com deficiência em Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência…

3 dias atrás

Capacitação reforça gestão nas unidades de saúde de Belford Roxo

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (15), o Curso de Capacitação…

3 dias atrás

Portinho ganha força para vice de Bacellar

Por Nelson Lopes Pode sair do Senado o nome do vice-candidato na chapa encabeçada por…

3 dias atrás

MetrôRio recebe ação gratuita de educação financeira

Até esta sexta-feira (16), passageiros que passarem pela estação Carioca/Centro do MetrôRio poderão participar de…

3 dias atrás