Baixada Fluminense

Programa 60+ leva qualidade de vida a idosos em Mesquita

O Programa 60+, idealizado pela Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, tem sido um marco no cuidado com a população idosa do município da Baixada Fluminense. Desde 2021, a iniciativa oferece atendimento especializado para cerca de 110 idosos com diferentes necessidades, por meio de atividades que estimulam a cognição e as capacidades físicas. O programa funciona em dois polos: a Vila Olímpica de Mesquita, no bairro Cosmorama, e a Praça PEC, em Santo Elias.

Voltado para idosos com limitações motoras ou cognitivas, o projeto atende três perfis distintos: idosos com estabilidade cognitiva, mas com condições de saúde como hipertensão ou diabetes; aqueles com comprometimentos cognitivos causados por doenças como Alzheimer ou sequelas de AVC; e pessoas com restrições físicas, incluindo artroses e dificuldades de mobilidade.

Atendendo idosos desde 2021, o Programa 60+ amplia saúde e bem-estar

As atividades são realizadas em ambientes climatizados e adaptados, com o apoio de profissionais capacitados, como fisioterapeutas e enfermeiros. Tatames instalados nas paredes e no chão garantem segurança adicional durante os exercícios, conduzidos respeitando as limitações individuais. “O objetivo é minimizar riscos e ampliar a autonomia dos participantes, reduzindo as chances de quedas e proporcionando mais qualidade de vida”, explica Milena Almeida Mendonça, coordenadora técnica do programa.

O Programa 60+ conta com suporte das Secretarias de Assistência Social e de Saúde de Mesquita, responsáveis por encaminhar idosos que se enquadram nos critérios do programa. Além disso, interessados podem procurar diretamente a Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, no Centro, para realizar uma avaliação.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Avenida Presidente Costa e Silva 1.898, próximo ao Viaduto Dicró. Para Milena, o projeto é essencial diante do envelhecimento da população mundial: “Nosso objetivo é manter a independência e funcionalidade dos idosos, permitindo que vivam com autonomia e dignidade”.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

7 horas atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

8 horas atrás

Creci-RJ intensifica fiscalização na Barra da Tijuca

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…

8 horas atrás

Prefeito de Teresópolis quer representante na Alerj

O prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos (União), vai lançar a sua esposa, a primeira-dama Cláudia…

9 horas atrás

Nova regra zera tarifa de energia para famílias de baixa renda

A partir deste sábado (5), mais de 185 mil famílias de baixa renda atendidas pela…

10 horas atrás

Bayer promove roda de conversa sobre meio ambiente em Belford Roxo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, promoveu,…

10 horas atrás