Baixada Fluminense

Programa 60+ leva qualidade de vida a idosos em Mesquita

O Programa 60+, idealizado pela Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, tem sido um marco no cuidado com a população idosa do município da Baixada Fluminense. Desde 2021, a iniciativa oferece atendimento especializado para cerca de 110 idosos com diferentes necessidades, por meio de atividades que estimulam a cognição e as capacidades físicas. O programa funciona em dois polos: a Vila Olímpica de Mesquita, no bairro Cosmorama, e a Praça PEC, em Santo Elias.

Voltado para idosos com limitações motoras ou cognitivas, o projeto atende três perfis distintos: idosos com estabilidade cognitiva, mas com condições de saúde como hipertensão ou diabetes; aqueles com comprometimentos cognitivos causados por doenças como Alzheimer ou sequelas de AVC; e pessoas com restrições físicas, incluindo artroses e dificuldades de mobilidade.

Atendendo idosos desde 2021, o Programa 60+ amplia saúde e bem-estar

As atividades são realizadas em ambientes climatizados e adaptados, com o apoio de profissionais capacitados, como fisioterapeutas e enfermeiros. Tatames instalados nas paredes e no chão garantem segurança adicional durante os exercícios, conduzidos respeitando as limitações individuais. “O objetivo é minimizar riscos e ampliar a autonomia dos participantes, reduzindo as chances de quedas e proporcionando mais qualidade de vida”, explica Milena Almeida Mendonça, coordenadora técnica do programa.

O Programa 60+ conta com suporte das Secretarias de Assistência Social e de Saúde de Mesquita, responsáveis por encaminhar idosos que se enquadram nos critérios do programa. Além disso, interessados podem procurar diretamente a Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, no Centro, para realizar uma avaliação.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Avenida Presidente Costa e Silva 1.898, próximo ao Viaduto Dicró. Para Milena, o projeto é essencial diante do envelhecimento da população mundial: “Nosso objetivo é manter a independência e funcionalidade dos idosos, permitindo que vivam com autonomia e dignidade”.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

15 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

16 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

22 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

23 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

23 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

23 horas atrás