Meio Ambiente

Programa Limpa Rio Margens é lançado pelo Governo do Rio

O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente, lançou, na última segunda-feira (9), o programa Limpa Rio Margens. A iniciativa visa à reestruturação e construção de espaços públicos localizados nas margens dos rios, oferecendo opções de lazer para a população e prevenindo construções irregulares nessas áreas, o que contribuirá para evitar desastres. O projeto, com investimentos de R$88 milhões, é um desdobramento do Programa Limpa Rio, que, segundo o governo estadual, já beneficiou 85 municípios e desobstruiu mais de 700 rios em todo o Estado, retirando 4,5 milhões de m³ de resíduos.

O Limpa Rio Margens vai transformar áreas degradadas em locais de convivência social, com a construção de pistas de skate, praças, parques infantis, campos e academias ao ar livre. A modelagem dos espaços será adaptada conforme as necessidades de cada região. Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, o projeto visa à recuperação ambiental, contendo a expansão urbana e preparando os municípios para enfrentar eventos climáticos extremos, como ressaltou o governador Cláudio Castro: “O trabalho de prevenção é o que vai impedir, limitar ou diminuir tragédias”, destacando desastres como o de Petrópolis em 2011.

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, também enfatizou a importância social e ambiental do projeto. “O Limpa Rio Margens vai proporcionar o bem-estar e o convívio socioambiental dos moradores, fomentar a prática de esportes, estimular o lazer e também conscientizar o cidadão sobre a importância de preservar o meio ambiente”, disse Bernardo Rossi.

Em nota à imprensa, o governador Cláudio Castro informou que a expectativa é que o programa seja estendido a mais de 50 municípios até o próximo ano, impactando positivamente diversas regiões do Estado.

Sobre o programa Limpa Rio

O Limpa Rio, lançado em 2020, é voltado para a limpeza e desassoreamento de rios, córregos e lagos, contribuindo para a prevenção de alagamentos durante os temporais de verão. Para 2024, o Governo do Estado prevê um investimento de R$250 milhões para ampliar o alcance do programa.

Posts Recentes

“Guarda Mirim” é lançado em Maricá para formar jovens cidadãos

A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…

18 horas atrás

Parque São João Marcos inaugura espaço interativo de arqueologia

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…

18 horas atrás

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

21 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

23 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

4 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

4 dias atrás