Governador Cláudio Castro durante o lançamento do programa Limpa Rio Margens, no Palácio Guanabara. (Foto: Marcelo Regua/Divulgação)
O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente, lançou, na última segunda-feira (9), o programa Limpa Rio Margens. A iniciativa visa à reestruturação e construção de espaços públicos localizados nas margens dos rios, oferecendo opções de lazer para a população e prevenindo construções irregulares nessas áreas, o que contribuirá para evitar desastres. O projeto, com investimentos de R$88 milhões, é um desdobramento do Programa Limpa Rio, que, segundo o governo estadual, já beneficiou 85 municípios e desobstruiu mais de 700 rios em todo o Estado, retirando 4,5 milhões de m³ de resíduos.
O Limpa Rio Margens vai transformar áreas degradadas em locais de convivência social, com a construção de pistas de skate, praças, parques infantis, campos e academias ao ar livre. A modelagem dos espaços será adaptada conforme as necessidades de cada região. Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, o projeto visa à recuperação ambiental, contendo a expansão urbana e preparando os municípios para enfrentar eventos climáticos extremos, como ressaltou o governador Cláudio Castro: “O trabalho de prevenção é o que vai impedir, limitar ou diminuir tragédias”, destacando desastres como o de Petrópolis em 2011.
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, também enfatizou a importância social e ambiental do projeto. “O Limpa Rio Margens vai proporcionar o bem-estar e o convívio socioambiental dos moradores, fomentar a prática de esportes, estimular o lazer e também conscientizar o cidadão sobre a importância de preservar o meio ambiente”, disse Bernardo Rossi.
Em nota à imprensa, o governador Cláudio Castro informou que a expectativa é que o programa seja estendido a mais de 50 municípios até o próximo ano, impactando positivamente diversas regiões do Estado.
O Limpa Rio, lançado em 2020, é voltado para a limpeza e desassoreamento de rios, córregos e lagos, contribuindo para a prevenção de alagamentos durante os temporais de verão. Para 2024, o Governo do Estado prevê um investimento de R$250 milhões para ampliar o alcance do programa.
A Prefeitura de Maricá lançou, no último dia 13 de maio, o projeto "Guarda Mirim",…
O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, mantido pela Light no município de…
Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…
A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…
Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…
Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…