Cultura & Lazer

Programação gratuita para o Dia das Crianças na Costa Verde

Para celebrar o Dia das Crianças, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vai oferecer uma programação gratuita, no Shopping Pátio Mix, em Itaguaí. Também haverá um evento gratuito junto à comunidade quilombola da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, com palhaçaria, oficinas e gincanas. As atividades estão marcadas para este fim de semana, nos dias 12 e 13 de outubro.

No sábado (12), às 14h, no Shopping Pátio Mix, em Itaguaí, o público poderá participar da tardezinha de autógrafos com o autor do livro “Por onde anda meu pai?”, Yago Eloy. Após, a partir das 15h, as crianças podem assistir à contação de história com a contadora e aluna de teatro Isabela Brito. Encerrando com chave de ouro a programação, haverá uma roda de conversa com o tema “Literatura Infantil de Autoria Negra” com os escritores Alexandre Damascena, Alberto Rodrigues, Yago Eloy e Silvania de Oliveira, mediada pela produtora cultural do Coletivo Aquilombar, Thamyres Dutra.

Já no domingo (13), também no Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, das 15h às 18h, tem a oficina “Tintas e Pigmentos Naturais”, com ⁨Gabi Correa⁩ dando uma aula prática de como se produz tintas a partir de pigmentos naturais. “O objetivo é trazer os conhecimentos de tinturarias naturais, que podem ser produzidas de forma prática, acessível e de modo que resgata e contribui para continuidade de tradições que envolvem técnicas ancestrais, estética e criatividade”, explica a oficineira Gabi Correa.

Os interessados devem se inscrever no dia de cada oficina, no Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, localizado no Shopping PátioMix (Rodovia Rio x Santos, SN, Itaguaí).

Centro de Memória leva programação à Ilha da Marambaia

Seguindo com a comemoração do Dia das Crianças, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde vai levar uma programação gratuita à Praça Sebastopol, localizada na Ilha da Marambaia, em Mangaratiba. O evento, que começa às 9h, inclui oficinas de slime, maquiagem artística, desenho mangá e tranças, além da apresentação do Palhaço Paçoca e gincanas culturais.

Sobre o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde

Depois de celebrar os imigrantes japoneses, com exposição e oficinas temáticas gratuitas, o Centro de Memória inaugurou neste de mês de setembro a exposição “A Presença dos Africanos na Costa Verde”, que é dedicada a homenagear os quatro quilombos da Costa Verde: Marambaia, Santa Justina/ Santa Izabel, Campinho da Independência e Santa Rita do Bracuí.

Ao longo de três meses, os visitantes terão a oportunidade de participar de uma série de atividades que exploram as tradições e a cultura afro-brasileira. Entre os temas abordados, destacam-se o jongo, contação de histórias, idioma iorubá, imersão de saberes iorubá, brinquedos e brincadeiras tradicionais, além de teatro experimental afro. Cada uma dessas atividades será conduzida por especialistas no respectivo campo, garantindo uma imersão completa e enriquecedora aos participantes.

A programação, que tem parceria com o Coletivo Aquilombar Itaguaí, contará com oficinas e workshops temáticos que abordam a arte, cultura e saberes afrocentrados. “A curadoria reflete o compromisso com a preservação e promoção da cultura afro-brasileira, buscando proporcionar uma experiência educativa e transformadora para todos. A exposição é um espaço de aprendizado com práticas de diversidade étnico-racial, baseadas na Lei 10.639/2003, além da troca de experiências e fortalecimento de saberes ancestrais de origem africana”, explicou Horlan Gentil, que é responsável pela Direção Criativa e Curadoria Geral do Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

12 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

13 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

19 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

20 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

20 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

20 horas atrás