Região dos Lagos

Projeto Feijão impulsiona produção rural em Rio das Ostras

O Projeto Feijão, desenvolvido pela Prefeitura de Rio das Ostras por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, tem mostrado resultados expressivos na zona rural do município. No primeiro semestre de 2025, a ação atendeu 23 produtores da localidade de Cantagalo, oferecendo preparo de solo, fornecimento de maquinário e assistência técnica especializada durante todas as etapas da produção.

Nesta safra, foram plantados aproximadamente 14 hectares das variedades de feijão vermelho (Brilhante) e preto (Esplendor). A expectativa é colher cerca de 18 toneladas de grãos até o final do ciclo produtivo. A iniciativa conta com a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e com o suporte técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).

Segundo o supervisor da Emater-Rio no município, Max de Almeida, as condições climáticas têm favorecido o desenvolvimento das plantações. “Fizemos o plantio entre o fim de abril e maio. Estamos com um clima bom e devemos começar a colher no final de julho. Voltaremos a ter recorde de produção como antigamente”, afirmou.

Projeto Feijão em busca do resgate da vocação agrícola

A cultura do feijão é tradicional em Cantagalo, e o Projeto Feijão busca resgatar essa vocação agrícola, promovendo o fortalecimento da economia rural e incentivando a permanência das famílias no campo. Com o apoio técnico do Departamento Agropecuário da Secretaria, os produtores têm recebido orientações contínuas para melhorar os resultados na lavoura.

Um exemplo de dedicação à agricultura familiar é a produtora Marinete Batista Moraes, conhecida como Branca. Moradora de Cantagalo há mais de 30 anos, ela participa do projeto desde sua criação. Este ano, cultivou 8.000 metros quadrados de feijão e prevê iniciar a colheita em agosto. ““Cuido de tudo sozinha. As meninas e os netos ajudam quando dá. Minha produção de feijão eu vendo tudo, tenho clientes que esperam a colheita para vir buscar. Também planto abóbora e aipim para ter produtos o ano inteiro”, contou orgulhosa, em meio aos pés de feijão”, contou, com orgulho.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 
 

Posts Recentes

Dois de Fevereiro celebra orixás

Até 7 de dezembro, o Dois de Fevereiro, restaurante do chef João Diamante, promove uma…

5 horas atrás

Lindbergh puxa dissonância no PT

Por Nelson Lopes Sempre polêmico, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, disse ser…

9 horas atrás

Terreno para futura Cidade da Segurança é formalizado em Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, assinou nesta segunda-feira (1º) o termo de aquisição…

11 horas atrás

Angra dos Reis tem unidades de saúde certificadas com selo ONA

Três importantes unidades da Prefeitura de Angra dos Reis — o Hospital Maternidade de Angra…

12 horas atrás

30ª edição do Trem do Samba acontece neste sábado (6) no Rio

A 30ª edição do “Trem do Samba” será realizada neste sábado (6), em comemoração ao…

13 horas atrás

Colheita escolar rende “ceia antecipada” em Nova Iguaçu

A poucos dias do Natal, a Escola Municipal Campo Alegre, localizada na zona rural de…

1 dia atrás