Integrantes da equipe responsável pelo desenvolvimento do Protocolo de Ações de Cuidados Ampliados. (Foto: Divulgação/PMM)
A Prefeitura de Mangaratiba, no Sul Fluminense, anunciou nesta semana o lançamento do Protocolo de Ações de Cuidados Ampliados, uma medida inovadora que integra suporte psicológico e assistência em saúde mental ao Plano de Contingência Municipal. Desenvolvida pelas Secretarias de Defesa Civil e de Saúde, a iniciativa busca oferecer atendimento humanizado e eficaz às vítimas de desastres naturais e outras emergências.
O protocolo prevê o acolhimento imediato em alojamentos humanizados e suporte especializado para minimizar os impactos emocionais e psicológicos provocados por situações de crise. Além disso, a medida inclui acompanhamento psicológico continuado, priorizando a recuperação de traumas pós-desastres.
O projeto contou com a colaboração de uma equipe multidisciplinar formada por especialistas como Alana Escarani, Coordenadora de Saúde Mental de Mangaratiba; o Doutor em Psicologia Juraci Brito; a Mestre em Saúde Pública Jaqueline Lopes; e o Secretário de Defesa Civil, Coronel Paulo Rogério Escarani.
Segundo a administração municipal, o protocolo reforça o compromisso de garantir que a população receba não apenas cuidados físicos, mas também suporte emocional e social diante de eventos adversos. A integração das áreas de saúde e defesa civil marca um avanço importante no atendimento às vítimas, destacando Mangaratiba como referência em ações humanitárias.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) realizará…
O distrito de Floriano recebeu, no domingo (17), a 2ª etapa do Circuito Rural de…
Ao vencer a equipe do Bom Jardim por 2 a 0 nesse domingo (17), o…
O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Arraial do Cabo, na Região…
*Por Paulo Marinho Ganhou força na TV Globo a descoberta de um pedido inédito dos…
A Conexão G, Fórum Estadual de Mulheres Negras RJ, Instituto Búzios, Instituto Marielle Franco, Movimento…