Presença dos profissionais é totalmente inédita nas unidades de ensino da rede pública municipal. (Foto: Divulgação / PMM)
A cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, deu um passo inédito na educação municipal ao integrar psicopedagogos às unidades de ensino da rede pública. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), visa ampliar o suporte aos estudantes, especialmente aqueles diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Desafiador de Oposição (TOD). A novidade começou a ser implementada no início do ano letivo de 2025.
A proposta pedagógica desses profissionais é oferecer um atendimento personalizado, identificando as aptidões e dificuldades de cada estudante no processo de aprendizagem. Desde o dia 12 de fevereiro, cinco psicopedagogos já estão atuando em unidades escolares selecionadas, acompanhando estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A previsão é de que, ao longo do ano, o quadro de profissionais seja ampliado para atender também a Educação Infantil e os anos finais do Ensino Fundamental.
Para garantir uma integração eficiente dos psicopedagogos à rotina escolar, a SEMED realizou duas formações importantes em fevereiro. No dia 17, foi promovido o “Dia de Formação dos Psicopedagogos”, encontro que aconteceu na sede da secretaria e teve como objetivo acolher os novos profissionais, discutir diretrizes pedagógicas e alinhar metas para 2025.
Já no dia 21, a Escola Municipal Dr. Manoel Reis, em Edson Passos, sediou o “Dia de Formação dos Diretores da Rede Pública”. O evento reuniu os gestores das 37 escolas municipais de Mesquita para esclarecer dúvidas sobre a atuação dos psicopedagogos e introduzir a metodologia de trabalho desses profissionais. Durante a capacitação, foram utilizadas dinâmicas interativas e recursos lúdicos para facilitar a compreensão da nova abordagem.
A subsecretária municipal de Educação, Monique Rosa, destacou a importância da iniciativa: “Em Mesquita, sempre prezamos por atender às necessidades dos nossos estudantes do modo mais abrangente possível. A inclusão dos psicopedagogos na educação é de extrema relevância na composição da nossa rede de suporte. A partir de agora, os alunos contarão com atenção especializada ainda maior, graças a esses profissionais capazes de auxiliá-los no desenvolvimento de seu aprendizado”.
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