Leste Fluminense
DENUNCIE!

Queimadas geram ação de conscientização em Maricá

Cidade registrou mais de 850 casos de queimadas em vegetação entre janeiro e junho. Denúncias costumam aumentar entre maio e setembro.

Compartilhe:
01 de julho de 2024
Julio Cesar
Queimadas geram ação de conscientização em Maricá
Agentes promoveram conscientização sobre queimadas nos bairros de Santa Paula, Retiro e Silvado. (Foto: Marcos Fabrício)

A Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, no Leste Fluminense, realizou na última sexta-feira (28), uma ação de conscientização contra queimadas. A iniciativa foi realizada nos bairros de Santa Paula, Retiro e Silvado e contou com fiscais do órgão e agentes do Grupamento Especial de Defesa Ambiental (Gedam) da Guarda Municipal.

Os profissionais visitaram escolas e estabelecimentos dos bairros. Eles distribuíram cartazes, informaram sobre a campanha e instruíram moradores a denunciar e evitar a queima de pastos e incineração de lixo. O incentivo a alternativas sustentáveis para o descarte também foi promovido.

A educadora ambiental de Cidade Sustentável, Lidiane Costa, destacou a importância de promover essas campanhas. “Esta ação de hoje é de extrema importância pro município, pois entre maio e setembro é um período em que temos muitas denúncias de moradores. Então estaremos divulgando os números aos quais eles podem ligar e solicitar a verificação de qualquer indício de queimada”, completou.

Maricá registrou mais de 850 queimadas em 2024

Na quarta-feira (26), a prefeitura divulgou um balanço sobre o número de queimadas registradas. Os dados da Secretaria de Proteção e Defesa Civil apontam que 853 casos de incêndios à vegetação ocorreram entre janeiro e junho de 2024. Os índices também apontam aumento nos últimos dias.

Entre as principais causas para o início dos incêndios estão a queima de pastos para limpeza de áreas, descarte irregular de guimbas de cigarro, descuido com fogueiras em acampamentos e incineração de lixo.

Conscientização sobre queimadas nas escolas

A equipe de Cidade Sustentável também promoveu parcerias com as escolas municipais para reunir pais de alunos para discutir sobre o tema e incentivar a conscientização.

Para a diretora da Escola Municipal Vereador Osdevaldo Marins da Matta Aline Guimarães, a campanha é importante para o aprendizado e conscientização social dos alunos, “Nós enquanto gestores e moradores do bairro, percebemos um aumento nas queimadas e precisamos promover a conscientização e também passar as informações para alunos e pais saberem onde podem denunciar, pois essa causa interfere diretamente na nossa saúde e de nosso planeta”, finalizou a gestora, que é moradora do bairro de Santa Paula.

Denuncie e evite queimadas

Em casos de pequenos focos, além do 193 (Corpo de Bombeiros), as equipes da Defesa Civil de Maricá podem ser acionadas pelo 199 ou (21) 2637-1999 e (21) 97000-5782, enquanto a Guarda Municipal pode ser contatada pelo telefone 153 ou pelo Disque Seop, pelo número (21) 96809-1516.

A Defesa Civil de Maricá dá dicas para evitar incêndios, sobretudo nos dias de clima mais seco:

  • Descarte guimbas de cigarros em locais adequados.
  • Não queime entulho, lixo ou folhas secas, principalmente em locais próximos a áreas de vegetação. Aguarde o dia da coleta pública.
  • O fogo não é um agente de limpeza ou opção para renovar a pastagem. Por isso, busque alternativas sustentáveis para esta ação.
  • Mantenha sua propriedade sempre limpa, mesmo com pouca ou sem nenhuma vegetação.
  • Não solte balões; além de perigoso, é crime.
  • Atente-se a qualquer foco de incêndio e avise as autoridades competentes em caso de emergência.

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.