A Prefeitura de Quissamã, no Norte Fluminense, implantou Central de Monitoramento Escolar para reforçar a segurança nas escolas municipais. O órgão funciona na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e é supervisionado pela Ronda Escolar.
O “Segurança nas Escolas” integra tecnologias avançadas, como câmeras de vigilância, catracas eletrônicas, transporte escolar monitorado e sistema de reconhecimento facial. Todas as 16 unidades escolares municipais, que incluem o Centro Municipal de Educação Integral (CMEI) e as creches, serão contempladas.
O sistema prevê o envio de mensagens aos responsáveis assim que os alunos acessarem o transporte escolar e a escola. As notificações também acontecerão na saída.
O monitoramento escolar contará ainda com leitura facial e um dispositivo de pânico. Este será acionado pelos diretores da escola em casos de emergência e enviará um alerta imediato à Central para que a equipe de segurança possa intervir rapidamente.
A secretária de Educação, Helena Lima, ressalta que garantir um ambiente seguro é essencial para o avanço da aprendizagem. Além do monitoramento por câmeras, a comunicação direta com os pais por meio de mensagens no celular fortalece a parceria entre escola e família.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…