O município de Quissamã, no Norte Fluminense, realiza a ação Semana Aedes Zero, com ações educativas para profissionais do transporte da administração municipal. O evento conta ainda com caminhada com orientação e distribuição de material educativo no Centro pelos Agentes de Combate a Endemias da Vigilância em Saúde. O objetivo da mobilização é combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Em 2023, Quissamã registrou índice zero de infestação desse vetor.
O cenário epidemiológico no Estado do Rio de Janeiro sugere uma possível temporada de alta transmissão em sete das nove regiões de saúde, demandando esforços para implementar ações de intervenção, de acordo com a prefeitura. Além do quadro, uma possível reintrodução do sorotipo 3 destaca a importância de reforçar medidas preventivas, segundo orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Organização Pan-Americana de Saúde.
Mediante ao contexto, a Vigilância Sanitária intensificou as ações para sensibilizar a população sobre a importância de adotar medidas para eliminar possíveis criadouros do vetor, como informou o Coordenador da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), Leonardo Barcelos.
“Estamos em um período quente e chuvoso, ideal para que o Aedes exista e o mosquito se reproduza. O objetivo é exatamente conscientizar a população sobre a importância de intensificar as ações de combate à dengue neste início de ano. O combate às Arboviroses só tem êxito quando o poder público municipal e a população realizam esse trabalho juntos. Os agentes de endemias estão realizando visitas nas casas todos os dias, em todos os bairros, mas a gente precisa que a população esteja com a gente nessa luta contra o mosquito da dengue”, comentou ele.
Em 2023, os números foram positivos em Quissamã, que registrou índice zero de infestação do mosquito transmissor de acordo com o Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa). No ano passado, os agentes de endemias de Quissamã realizaram mais de 65 mil inspeções em imóveis, 50 atividades de promoção e prevenção. Os agentes passaram por atividades de educação permanente para manter um processo de qualificação constante.
Entre as medidas para prevenção, estão a manutenção da limpeza e reservatórios de água fechados, recolher brinquedos do quintal quando não estiverem em uso, manter pneus em local coberto ou dar o destino correto, colocar areia nos pratos de planta, manter o lixo fechado e colocar para coleta no dia e horário corretos, manter as calhas limpas e garrafas viradas para baixo e limpar piscinas sempre que se mostrar necessário e, pelo menos uma vez por semana, os reservatórios de geladeiras.
Cronograma da ação até sexta-feira (19):
Quarta (17) – 9h – Caminhada com distribuição de material educativo no bairro do Matias.
Tarde – Sala de Espera na USF do Centro.
Quinta (18) – 9h – Caminhada com distribuição de material educativo no bairro do Sítio Quissamã.
Sexta (19) – 9h – Caminhada com distribuição de material educativo no bairro de Caxias.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…