Norte Fluminense

Quissamã recebe prêmio por investimentos

A prefeitura de Quissamã, no Norte Fluminense, recebeu prêmio em reconhecimento aos investimentos e esforços da cidade no contexto da jornada climática, no âmbito do Pacto de Prefeitas e Prefeitos pelo Clima e Energia.

A cerimônia de premiação ocorreu na terça-feira (7), em Brasília (DF), durante o IV Encontro Nacional de Municípios. A honraria é promovida pela The Global Covenant of Mayors for Climate and Energy e União Europeia, com o apoio da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), da Frente Nacional dos Prefeitos e Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI).

O prêmio foi entregue à prefeita Fátima Pacheco e ao vice-prefeito Marcelo Batista. De acordo com a prefeitura, este reconhecimento marca a segunda premiação que Quissamã recebeu nesta semana. Na segunda-feira (6), no Rio de Janeiro, o município foi premiado com o Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria Saúde e Bem-Estar, sendo a primeira colocada no estado entre cidades com até 30 mil habitantes.

Premiação destacou investimentos em saneamento e ciclovias em Quissamã

De acordo com a prefeitura, o prêmio, entre outros méritos, destacou os investimentos em saneamento básico, a expansão das ciclovias, a dedicação à conservação das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do município, bem como os esforços contínuos na limpeza e conservação de rios e canais, fatores que contribuíram para essa conquista notável.

A prefeita expressou seu orgulho pelas realizações obtidas. “Seguimos preservando o Meio Ambiente e investindo em sustentabilidade. Compartilhamos mais esta vitória com todos que governam conosco, especialmente os secretários, servidores públicos, vereadores da base aliada e nossa população, que adere às boas práticas que implementamos. Continuaremos unidos, fazendo o melhor por Quissamã”, disse ela, que também é a primeira secretária da ABM.

O vice-prefeito Marcelo Batista enfatizou as ações realizadas por Quissamã em prol do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. Ele comentou que a cidade é a mais sustentável do estado do Rio, e a ideia é contunuar avançando para garantir o bem-estar da população. “Investimos na expansão do saneamento básico, o que é de grande valor para nossos munícipes”, afirmou ele.

O município de Quissamã tem se destacado ao longo de 2023 com várias conquistas, incluindo o 1° lugar no Estado do Rio no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br), a 1ª colocação no estado e a oitava no Brasil no Índice Município Amigo da Primeira Infância (IMAPI), além de ser reconhecido como a Melhor Experiência do Estado pelo trabalho na campanha “Vacina Eu, Tu e Eles no SUS: Estratégias adotadas para ampliar a cobertura vacinal no município de Quissamã/RJ”.

O município também foi o 1º colocado na Categoria Saúde Coletiva-Aleitamento Materno pela Campanha de Amamentação no Agosto Dourado em 2023.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Deputados querem contratação de mão de obra local em obras do Estado

Os membros da CPI da Transparência, da Alerj, vão assinar conjuntamente um projeto de lei…

31 minutos atrás

Seropédica ganha Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros na Dutra

O primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros no Rio de Janeiro será…

1 hora atrás

Pesquisa analisa uso do transporte por aplicativo em Campos

A rapidez e a falta de transporte público em rotas são os principais motivos que…

2 horas atrás

Espetáculo “Rua das Cabeças” no Museu Histórico de Campos

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, apresenta nesta quinta (19) e…

3 horas atrás

Mural do Clima desperta consciência sobre mudanças climáticas

A Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama) e a BR Solar realizam…

21 horas atrás

UFF e Porto do Açu assinam termo de cooperação técnica

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Porto do Açu, no Norte Fluminense, assinaram um…

21 horas atrás