A prefeitura de Quissamã, no Norte Fluminense, recebeu prêmio em reconhecimento aos investimentos e esforços da cidade no contexto da jornada climática, no âmbito do Pacto de Prefeitas e Prefeitos pelo Clima e Energia.
A cerimônia de premiação ocorreu na terça-feira (7), em Brasília (DF), durante o IV Encontro Nacional de Municípios. A honraria é promovida pela The Global Covenant of Mayors for Climate and Energy e União Europeia, com o apoio da Associação Brasileira dos Municípios (ABM), da Frente Nacional dos Prefeitos e Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI).
O prêmio foi entregue à prefeita Fátima Pacheco e ao vice-prefeito Marcelo Batista. De acordo com a prefeitura, este reconhecimento marca a segunda premiação que Quissamã recebeu nesta semana. Na segunda-feira (6), no Rio de Janeiro, o município foi premiado com o Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria Saúde e Bem-Estar, sendo a primeira colocada no estado entre cidades com até 30 mil habitantes.
De acordo com a prefeitura, o prêmio, entre outros méritos, destacou os investimentos em saneamento básico, a expansão das ciclovias, a dedicação à conservação das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do município, bem como os esforços contínuos na limpeza e conservação de rios e canais, fatores que contribuíram para essa conquista notável.
A prefeita expressou seu orgulho pelas realizações obtidas. “Seguimos preservando o Meio Ambiente e investindo em sustentabilidade. Compartilhamos mais esta vitória com todos que governam conosco, especialmente os secretários, servidores públicos, vereadores da base aliada e nossa população, que adere às boas práticas que implementamos. Continuaremos unidos, fazendo o melhor por Quissamã”, disse ela, que também é a primeira secretária da ABM.
O vice-prefeito Marcelo Batista enfatizou as ações realizadas por Quissamã em prol do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. Ele comentou que a cidade é a mais sustentável do estado do Rio, e a ideia é contunuar avançando para garantir o bem-estar da população. “Investimos na expansão do saneamento básico, o que é de grande valor para nossos munícipes”, afirmou ele.
O município de Quissamã tem se destacado ao longo de 2023 com várias conquistas, incluindo o 1° lugar no Estado do Rio no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br), a 1ª colocação no estado e a oitava no Brasil no Índice Município Amigo da Primeira Infância (IMAPI), além de ser reconhecido como a Melhor Experiência do Estado pelo trabalho na campanha “Vacina Eu, Tu e Eles no SUS: Estratégias adotadas para ampliar a cobertura vacinal no município de Quissamã/RJ”.
O município também foi o 1º colocado na Categoria Saúde Coletiva-Aleitamento Materno pela Campanha de Amamentação no Agosto Dourado em 2023.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, abriga o maior santuário do mundo…
A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, no Leste Fluminense, inicia neste sábado (23), das…
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, desenvolve ações de conscientização ambiental através…
O Billy The Grill está completando 14 anos e festeja trazendo deliciosas novidades na sua…
Por Nelson Lopes Sabe quem pode herdar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília?…
A cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, terá um fim de semana dedicado à imunização…