Contas de brasileiros no Portal e-CAC, da Receita Federal, sofreram de supostos acessos não autorizados neste mês. Por meio de relatos diversos coletados pelo site TecMundo, a maior parte dos protocolos de rede (IP) registrados nos acessos é proveniente dos Estados Unidos.
O problema chega em meio à liberação da primeira restituição do Imposto de Renda, que também já sofre com relatos de dificuldades técnicas na consulta online sobre valores a receber. O e-CAC é ponto de contato digital da Receita Federal com a população brasileira.
Ainda não é possível quantificar quantas contas sofreram os supostos acessos não-autorizados. Todos os relatos indicam o mesmo modus operandi: mesmo com troca de senha, segundo fator de autenticação ativado e boas práticas seguidas, diariamente o sistema da Receita Federal envia alertas de novos dispositivos registrados para os cidadãos — dispositivos, estes, de terceiros.
O acesso não-autorizado em contas é perigoso: por baixo, ele oferece informações cruciais da vida digital de seu usuário oficial. No e-CAC, por exemplo, é possível acessar nome completo, endereço de email, número telefônico, endereço residencial, foto, CPF, RG, CNH, CDI e certidões.
Com essas informações completas em mãos, cibercriminosos podem desenvolver golpes que vão do phishing direcionado (mensagens falsas cunhadas especificamente para um alvo) até a abertura de contas. A alteração dos dados no governo também é uma possibilidade, uma vez dentro do sistema.
O TecMundo entrou em contato com a assessoria de imprensa da Receita Federal e aguarda um posicionamento sobre o caso.
O CRCRJ participou, na última quinta-feira (25), do “Ouvidoria Itinerante”, na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana. O evento tem como objetivo aproximar órgãos e entidades da população carioca e oferecer diretrizes sobre problemas jurídicos, vacinação, informações de vagas de emprego e isenção para segunda via de documentos.
Além do atendimento de ouvidoria, a ação realizada pelo CRCRJ, ‘Facilita IRPF’, também participou, levando mais de 30 orientações gratuita sobre a declaração do Imposto de Renda e esclarecendo dúvidas sobre o assunto.
O CRCRJ foi representado pela Conselheira Ouvidora, Flávia Domingos: “Esse tipo de ação é de suma importância para que os cidadãos nos vejam como parceiros atuantes e disponíveis ao diálogo, agregando valor em seu dia-a-dia”. Também estiveram presentes a encarregada do Setor de Ouvidoria e Proteção de Dados do CRCRJ, Thamires Gualter e o conselheiro, Francisco Peyon.
A ação ‘Ouvidoria Itinerante’ foi promovida pelo Creci/RJ e contou com a participação da Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério Público do Rio de Janeiro, OAB/RJ, Agetransp, Fundação Leão XII, Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, Instituto Embeleze, Instituto Ouvidores em Ação e ABO/RJ.
No último dia 19, o presidente do CRC-RJ, Samir Nehme foi palestrante no 5º Encontro da Juventude Contábil, evento realizado pelo CRCAL, em Maceió, com o tema ‘Inovação e tecnologia na Contabilidade’. Além da palestra, o presidente Samir Nehme participou também do podcast ‘Conta Aí, Jovem’, gravado no local.
O evento, destinado para o público jovem contábil, teve debates sobre o futuro da profissão, carreira no setor público, cases de empreendedorismo e contou com a participação de grandes nomes da Contabilidade nacional.
A Coluna Conexão Contábil é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…