Capital Político

Redução de ICMS para quem polui menos

A deputada Carla Machado (PT) está propondo, através de projeto de lei, que o Governo do Estado conceda incentivos fiscais para as indústrias que comprovarem a adoção de medidas efetivas de redução da emissão de gases do efeito estufa. De acordo com a proposta, esses incentivos se dariam através da redução das alíquotas do ICMS.


Escala mais humana para PMs

A Comissão de Segurança Pública da Alerj está defendendo, junto ao Governo do Estado, uma nova escala de serviço para os policiais militares. Hoje a escala é de 24 horas trabalhadas seguidas de 48 horas de descanso. A proposta é ampliar para 24×72 horas, prolongando assim o período de descanso dos policiais.


Fora cobrança do SPVAT

A Alerj deve votar em caráter de urgência o projeto de lei, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que proíbe a cobrança do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). O tributo havia sido extinto, mas o Governo Federal criou a cobrança, que depende de regulamentação estadual.


Patrimônio imaterial

E o Diário Oficial da Alerj foi mais uma vez inundado por projetos de lei que declaram quase tudo como patrimônio histórico e imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A autora das propostas? Ela mesma, a deputada Verônica Lima (PT).


Novo Conselho

O projeto de lei que cria o Conselho Estadual do Empreendedor de Marketing Multinível do Rio de Janeiro tramita na Alerj. O autor da proposta é o deputado Jair Bittencourt (PL). Segundo ele, a ideia é estabelecer um órgão normativo e consultivo para a categoria no âmbito estadual.


Direita em ação

“Nós temos um problema sério. Ou nós aumentamos a nossa base, trazendo o pessoal do centro que defende pautas da direita ou perdemos a eleição. O problema é o pessoal do bolsonarismo entender isso”, de Valdemar Costa Neto, presidente do PL


Muito faturamento

O mercado de perfumes e cosméticos de prestígio no Brasil alcançou resultados notáveis no primeiro semestre de 2024, com um faturamento superior a R$ 1,8 bilhão e mais de cinco milhões de unidades vendidas. O Brasil é o quarto mercado de beleza do mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão. O mercado de alto luxo, que inclui perfumes refinados, deverá crescer 6% a 8% anuais até 2030, podendo atingir R$ 133 bilhões de faturamento no período.


Eduardo Cunha em ação

Há uma ligação muito especial entre o deputado Hugo Motta (Republicanos) e o ex-deputado Eduardo Cunha. Na tentativa de assegurar o apoio do governo à sua candidatura à presidência da Câmara, Motta tem repetido a emissários do Planalto que Eduardo Cunha não participa de sua campanha e muito menos terá ingerência sobre sua eventual gestão no Parlamento. Chega a dizer que “estão afastados”. Não é bem assim. O ex-presidente da Câmara mantém uma intensa agenda de articulações com lideranças do Congresso em busca de votos para Motta. Os mais irônicos chegam a dizer que é Cunha o candidato. Ele pretende disputar a eleição para deputado federal em 2026.


Muitas versões para uma queda

Ainda sobre as versões que circulam – muitas com apoio de assessores que trabalham no Alvorada e outros no Planalto – sobre a queda de Lula. Agora, a versão dos mais engajados que ordenaram a divulgação imediata e acertaram para que Lula não falasse mais em “quebra de uma perna do banquinho no banheiro sem dizer o que fazia”. O próprio Lula não gostou que tivesse sido espalhado que estava “cortando as unhas dos pés” (Janja, aliás, quer levá-lo numa pedicure há muito tempo). Outra versão é que o banquinho estava dentro da banheira, daí o escorregão”.


Proibidão

Tem famílias que proíbem os filhos de certas coisas, né? Filho de 10 anos não pode ir a uma casa de swing. Mas a internet é casa de swing, boca de fumo e cassino”, de Vanessa Cavallieri, juíza da maior Vara da Infância e Adolescência do país.


O que pensar disso?

O ex-juiz e senador Sérgio Moro e o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) exaltaram como “lição e exemplo” a condenação do ex-presidente peruano Alejandro Toledo a 20 anos e 6 meses de prisão por corrupção envolvendo a empreiteira Odebrecht. Os dois conduziram o maior cerco ao crime de colarinho branco na história do Brasil, a Operação Lava Jato. E ironizam similaridades do esquema com o brasileiro, no momento de anulações em série de condenações pela Justiça do lado de cá.


Lavando a roupa suja

Não convidem para o mesmo jantar Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele disse que o PT está, desde 2016, no “Z-4 das eleições municipais” (quer dizer “zona de rebaixamento”) e “está em falta com trabalhadores que ganham de 2 a 10 salários-mínimos”. Gleisi defendeu a “ofensa”: “Padilha devia focar nas articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados”.


Vergonha com o dinheiro público: jatinho grátis

Os ministros do governo Lula, presidentes do STF, da Câmara, do Senado e comandantes militares já desfrutaram este ano de 1.303 voos de jatinhos do Grupo de Transporte Especial da FAB. O campeão dessa utilização é Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo: até agora fez 104 viagens por conta do pagador de impostos. Em outubro, o campeão foi Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado: oito viagens.


Xuxa fala intimidades

A apresentadora Xuxa Meneghel aproveitou as redes sociais e compartilhou algumas curiosidades acerca da relação com o ator Junno Andrade, com quem mantém uma relação desde 2012 e não pretende mudar. Por meio de um vídeo no Instagram chegou até as intimidades do casal. De cara, disse que Junno só a chama de “alemão”: “É porque não choro. O Ju chora por tudo”. Xuxa também garante que Junno é “um taradão”. E acrescenta: “Me joga de quatro e começa…” (aí, abre às ações mais do que chegadas entre eles). Não se incomoda de ser famosa e ser reconhecida nas ruas: “O dia em que não for abordada, vou até me sentir mal”.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.

Posts Recentes

Obras no ginásio poliesportivo de Macaé entram na fase final

As obras no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, no bairro Sol y Mar, em…

7 horas atrás

Pela 1ª vez em Valença, Creci-RJ Itinerante leva informação moradores da cidade

A van do Creci-RJ Itinerante passou pela Praça Visconde do Rio Preto, em Valença, na…

8 horas atrás

BR-101: contrato de concessão será modernizado

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou na última quarta-feira (30) a repactuação do…

10 horas atrás

Piraí completa 187 anos com volta de Pezão à Prefeitura

O município de Piraí, no Sul Fluminense, completou 187 anos em 17 de outubro, celebrando…

11 horas atrás

Lojas físicas do Rio apostam na Black Friday para impulsionar vendas

Uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo…

11 horas atrás

Comissão Especial do Autismo é instalada na Câmara do Rio

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro instalou, nesta terça-feira (29), a Comissão Especial…

1 dia atrás