Capital

Retiro dos Artistas vira unidade do Sesc com programação regular

O Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) e o Retiro dos Artistas assinaram na terça-feira (13) parceria que estabelece que o centro cultural do lar de Jacarepaguá, na zona oeste da capital fluminense. A medida vai possibilitar a abertura do espaço ao público com programação regular. Residentes e a comunidade da região serão beneficiados.

O Sesc Retiro dos Artistas terá como propósito preservar a memória da cultura e do entretenimento brasileiro movimentando o espaço. O local recebe artistas idosos em alguma situação de vulnerabilidade social.

A lista de atividades é extensa e ainda está em formulação. Ela será publicada em breve e promete movimentar a rotina dos residentes e do público visitante. O projeto inclui apresentações de teatro e música, exibição audiovisual, biblioteca, exposição e circuito de dança de salão. Atividades de estímulo cognitivo, arteterapia, escrita autobiográfica, cursos e atividades de economia criativa também serão promovidas no Retiro dos Artistas.

Retiro dos Artistas contrá com diversas iniciativas do Sesc

No local será instalada uma unidade móvel OdontoSesc, e recreação, além de doações de alimentos do programa Sesc Mesa Brasil. Também está prevista a produção de espetáculo inédito, com a coordenação do filósofo e educador Gabriel Chalita. O elenco será formado por residentes do retiro e artistas convidados.

Segundo o Sesc RJ, o objetivo é expandir seu alcance à população da zona oeste da cidade e proporcionar aos moradores do lar o prazer do encontro e das atividades artísticas e culturais, além de contribuir para seu bem-estar físico e mental. Além disso, busca retribuir os residentes pelo trabalho realizado ao longo da vida no sentido de levar cultura e entretenimento para essa população.

Parceria entre Sesc e Retiro Artisas será por 10 anos

O presidente do Retiro dos Artistas, Stepan Nercessian, comemorou a parceria assinada por 10 anos. “É um momento histórico para nós essa parceria. Sentíamos muita falta de uma parceria sólida. São duas grandes instituições que se juntam e com propósitos muito parecidos. O Sesc é totalmente identificado com a cultura. Peças virão para cá, não só para os residentes como para a comunidade de Jacarepaguá. Hoje temos 60 residentes”, conta.

O presidente do Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, disse que o Retiro dos Artistas representa o Sesc. “Conseguimos aqui condensar toda a missão do Sesc que é cultura, assistência, Deveríamos estar aqui há muito mais tempo. O diferencial daqui é a motivação pelo qual o retiro existe e a nossa ideia é reintegrar os residentes às nossas atividades. Eles têm muito a oferecer ainda.”

Retiro dos Artistas

O Retiro dos Artistas foi fundado oficialmente em 13 de agosto de 1918. A data, porém, foi alterada para 24 de agosto em homenagem ao ator e encenador João Caetano, falecido poucos dias depois.

A data veio a ser proclamada Dia dos Artistas. A instituição atende dezenas de residentes entre atores, cantores, instrumentistas, produtores, figurinistas, maquiadores e outros profissionais em situação de vulnerabilidade. O espaço depende totalmente de doações e trabalho voluntário.

O terreno, localizado em Jacarepaguá, foi doado pelo jornalista e empresário tcheco Frederico Figner, pioneiro da indústria fonográfica no Brasil, que também foi proprietário da Mansão Figner, onde funciona atualmente a unidade Arte Sesc, no bairro do Flamengo, zona sul do Rio.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Deputados querem contratação de mão de obra local em obras do Estado

Os membros da CPI da Transparência, da Alerj, vão assinar conjuntamente um projeto de lei…

22 minutos atrás

Seropédica ganha Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros na Dutra

O primeiro Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros no Rio de Janeiro será…

1 hora atrás

Pesquisa analisa uso do transporte por aplicativo em Campos

A rapidez e a falta de transporte público em rotas são os principais motivos que…

2 horas atrás

Espetáculo “Rua das Cabeças” no Museu Histórico de Campos

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, apresenta nesta quinta (19) e…

3 horas atrás

Mural do Clima desperta consciência sobre mudanças climáticas

A Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama) e a BR Solar realizam…

21 horas atrás

UFF e Porto do Açu assinam termo de cooperação técnica

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Porto do Açu, no Norte Fluminense, assinaram um…

21 horas atrás