Capital

Réveillon: prefeitura do Rio detalha planejamento operacional

A prefeitura da capital fluminense apresentou na quinta-feira (26) o planejamento operacional para o Réveillon Rio 2025 – A Maior Virada do Mundo. Ao todo, 8.358 agentes municipais de 11 órgãos atuarão na ordem pública, transporte, trânsito, limpeza e atendimento de emergência.

Ao todo, serão 13 espaços de música e mais de 55 atrações, entre elas Maria Bethânia e Caetano, Ivete e Anitta. O show pirotécnico acontecerá em três pontos. Em Copacabana serão dez balsas e no Flamengo, três. Já na Penha, a queima de fogos será na Igreja da Penha. 

“Mais uma vez, a cidade está pronta para realizar essa grande celebração da chegada de um novo ano. Temos certeza que será uma noite de celebração, de muita festa. O Rio, mais uma vez, vai mostrar sua enorme capacidade de organizar grandes eventos e receber bem quem nos visita”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Uma base de atendimento dos órgãos públicos, com 12 contêineres, funcionará junto à Escola Cícero Pena. O local será o ponto de atendimento às crianças perdidas e demais políticas de assistência e acolhimento. Por toda a orla de Copacabana, 800 banheiros químicos estarão disponíveis. E os palcos terão área destinada a pessoas com deficiência.

Esquema especial de trânsito será inédito na Avenida Atlântica

A CET-Rio preparou um esquema especial de trânsito. Na Zona Sul, a novidade é a antecipação do bloqueio completo do trânsito na Avenida Atlântica. Além do habitual fechamento da pista da praia a partir das 7h, em 31 de dezembro, o bloqueio das faixas junto aos prédios ocorrerá a partir das 8h. Em anos anteriores, esse fechamento só ocorria na parte da tarde.

Outras medidas são a proibição de estacionamento a partir das 18h de 30 de dezembro em diversas vias de Copacabana, Leme, Ipanema e Botafogo, para liberar a circulação nestes locais. A partir das primeiras horas do dia 31, os ônibus de fretamento serão proibidos de acessar Copacabana e Leme. Também no dia 31, o Aterro do Flamengo será fechado no mesmo esquema da tradicional área de lazer, entre o Trevo dos Estudantes e o Monumento a Estácio de Sá, a partir das 18h. A partir das 22h, haverá bloqueio total de acesso à Copacabana, incluindo ônibus e táxis.

Ao todo serão 300 agentes na operação de trânsito. Destes, 220 pessoas atuarão em Copacabana, entre operadores e apoiadores de tráfego. Eles terão apoio de 59 motocicletas e 26 viaturas operacionais. O objetivo é manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.

A CET-Rio instalará 600 galhardetes e 460 placas de proibição de estacionamento em Copacabana e bairros adjacentes para alertar os motoristas sobre as mais de 3.000 vagas suprimidas na região. 40 faixas de orientação e 31 painéis de mensagens variáveis informarão sobre as alterações no trânsito, os horários e locais dos bloqueios, as restrições de estacionamento, além das condições do tráfego.

Técnicos do órgão que atuam no Centro de Operações Rio (COR) farão o monitoramento de toda a cidade. Eles vão implantar os ajustes necessários na programação dos semáforos, em função das condições do trânsito em cada momento. Além disso, os reboques estarão em pontos estratégicos das principais vias para desobstrução rápida em caso de acidentes ou avarias de veículos.

Revistas ocorrerão nos bloqueios nas entradas do Réveillon de Copacabana

O monitoramento da segurança pela Polícia Militar terá 78 torres ao longo da praia. Nos pontos de bloqueio, ocorrerá revista do público. Não será permitida a entrada com garrafas de vidro.

Já a Guarda Municipal e os agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuarão na fiscalização do comércio de garrafas de vidro por ambulantes. Os agentes trabalharão ainda no cercamento de área pública por barraqueiros ou a utilização de área maior do que a já concedida por quiosques.

Agentes da CET-Rio fiscalizarão o estacionamento proibido nas ruas interditadas e a carga e descarga de mercadorias após o horário determinado.

Monitoramento de Copacabana contará com 240 câmeras e dois drones

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento do Réveillon em todos os pontos da cidade. Somente em Copacabana, serão mais de 240 câmeras para acompanhar a chegada e a saída do público, além dos principais bloqueios de trânsito. O COR terá uma base avançada no bairro com seis operadores e um coordenador de cidade. Eles vão observar somente imagens do bairro e farão o acionamento imediato de equipes operacionais em caso de emergências. Dois drones farão o monitoramento da movimentação nos três palcos e nos acessos ao bairro de Copacabana.

Mais de 100 operadores de diversas secretarias e de órgãos operacionais da Prefeitura do Rio estarão de plantão na sede do COR, na Cidade Nova, para acompanhar uma visão geral das festas. Os operadores terão contato direto com os organizadores das celebrações, o que facilitará o deslocamento de equipes de emergência, caso necessário.

Turistas e cariocas podem baixar o aplicativo COR.Ri. Através dele é possível ter acesso às principais ocorrências. O aplicativo é gratuito. Ele está disponível para Android e iOS, em versões em português, espanhol e inglês.

Operação especial de ônibus para Réveillon terá reforço e dois terminais especiais

A Secretaria Municipal de Transportes e a Mobi Rio montaram um esquema especial para a operação dos ônibus convencionais e BRTs. 865 agentes vão monitorar todo o sistema.

Na Zona Sul, a partir das 19h30 e até as 22h, só poderão circular por Copacabana ônibus e táxis. Linhas de ônibus e táxis que passam pela Enseada de Botafogo só poderão usar a via até as 22h. Após esse horário, somente as linhas que funcionarão no Terminal Enseada de Botafogo terão acesso à Avenida das Nações Unidas.

Haverá dois terminais de ônibus para embarque, a partir das 22h. Um na Enseada de Botafogo (Avenida das Nações Unidas), próximo ao Botafogo Praia Shopping, para quem vai para o Centro, Terminal Gentileza/Rodoviária, Penha e Ilha do Governador. As regiões da Grande Tijuca e Grande Méier serão atendidas pelo ponto da Praia de Botafogo, como acontece nos dias úteis.

O segundo terminal especial ficará em Ipanema, na Rua Prudente de Morais. O embarque na Praça General Osório será para quem vai para Alvorada, Recreio e Vargens. Já em frente ao número 302 da Rua Prudente de Moraes, haverá ônibus para quem vai para a Rocinha e Rio das Pedras. Todos os 65 serviços noturnos operarão normalmente, com reforço na frota.

Este será o primeiro ano com o Terminal Gentileza operando na noite de Réveillon. Todas as linhas alimentadoras do Terminal Gentileza terão a operação mantida. O reforço na frota ocorrerá entre 21h de 31 de dezembro e 6h de 1º de janeiro.

Em 31 de dezembro, a operação dos BRTs contará com o reforço de 123 carros adicionais em linhas estratégicas, além da frota que já opera normalmente. O horário especial de operação inicia às 18h do último dia de 2024 e segue até as 6h de 1º de janeiro.

Metrô terá bilhete digital para transporte na noite do Réveillon

O metrô terá, pela primeira vez, bilhetes digitais, com tecnologia QR Code. A venda acontece por meio de aplicativo ou pelo site. A comercialização estará disponível até às 18h do dia 31 de dezembro ou antes, caso os bilhetes se esgotem. Somente passageiros que tiverem o bilhete especial poderão embarcar a partir das 19h de 31 de dezembro.

O bilhete digital custa R$ 7,50 e é válido apenas na noite de Réveillon. Os passageiros poderão escolher cinco faixas de horário de embarque: 19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22h às 23h; e 23h à meia-noite. Já na volta, o embarque acontece sem horário fixo. A validade do bilhete digital é da meia-noite às 5h do dia 1º de janeiro.

Na ida ao evento, os bilhetes especiais serão aceitos em todas as estações. A partir de meia-noite, eles só serão aceitos nas estações abertas para embarque. São elas: Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

No dia 31 de dezembro, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) nem pagamento por aproximação (NFC). Esses cartões voltam a valer a partir das 7h de 1º de janeiro, juntamente com a reabertura para embarques no sistema metroviário.

Pessoas com deficiência, menores de seis anos acompanhados de um adulto com cartão válido de gratuidade ou bilhete digital, e maiores de 65 anos devem apresentar um documento oficial comprobatório nas catracas para embarque nas estações.

SuperVia terá trens extras na madrugada de 1º de janeiro

A SuperVia oferecerá viagens extras durante a madrugada de 1º de janeiro, com destino a Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. No total, serão cinco viagens extras no ramal Saracuruna e cinco nos ramais Japeri e Santa Cruz. Todos os trens farão serviço parador e as viagens dos ramais Japeri e Santa Cruz atenderão também às estações do ramal Deodoro.

Os passageiros poderão embarcar na Central do Brasil, além de Madureira, Realengo e Inhoaíba. Nestes locais haverá festas nos parques municipais que estão próximos dessas estações. A estação Central do Brasil estará aberta para embarque a partir de 0h20. Já Madureira abrirá às 1h30, Realengo às 1h40 e Inhoaíba às 1h20. Durante a madrugada, as demais estações funcionarão apenas para desembarque.

No dia 31 de dezembro, os trens vão circular com horários fixos. Para evitar filas, a concessionária sugere que os clientes adquiram as passagens de ida e volta antecipadamente. A SuperVia orienta ainda que os passageiros programem suas viagens.

Linha 1 do VLT vai circular 24h no Réveillon

O VLT Carioca funcionará 24 horas para atender a população no Réveillon. O intuito é facilitar a conexão com outros modais e o deslocamento de quem busca acessar os diferentes palcos com atrações espalhados pela cidade.

A linha 1, que faz o trajeto Santos Dumont x Terminal Gentileza (e passa por estações do metrô como Cinelândia, Carioca, Candelária e Central, além da Rodoviária, entre outros pontos possíveis para conexão entre trilhos ou com os ônibus) vai funcionar 24 horas do dia 31 de dezembro à 1º de janeiro. Das 23h do dia 31/ até as 5h do dia 1º, os intervalos serão de 20 minutos entre as composições.

Seop e Guarda Municipal atuarão com 1.720 agentes

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal (GM-Rio) atuarão com 1.720 agentes. Somente em Copacabana, serão 1.200 pessoas em ações de ordenamento urbano, fiscalização do trânsito e do comércio ambulante, além de promover a segurança dos cariocas e turistas que assistirão a queima de fogos. O efetivo atuará em turnos, a partir das 6h do dia 31 de dezembro até o dia 1º de janeiro.

Um Centro de Comando e Controle Móvel ficará estacionado na Avenida Atlântica, esquina com a Rua República do Peru, com acesso ao Mapa Operacional da GM-Rio. O serviço monitora em tempo real a localização de cada agente, dando mais agilidade no flagrante e coerção de delitos.

Em Copacabana, serão 471 guardas municipais exclusivos para o monitoramento e fiscalização do trânsito, com o apoio de 90 viaturas, entre carros e motos, e nove reboques. As equipes do Grupamento Especial de Trânsito farão a implantação e o monitoramento dos pontos de bloqueio de acordo com o planejamento feito pela CET-Rio. Os guardas municipais também ficarão responsáveis pela implantação dos bloqueios na área de lazer, fiscalização da proibição de estacionamento na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, e a fiscalização e o monitoramento das estações do metrô. Os agentes vão monitorar também pontos estratégicos para fiscalizar o estacionamento de ônibus fretados. Para realizar as ações de trânsito, as equipes terão o suporte de rádios transmissores e smartphones para o contato direto com o COR, permitindo a comunicação imediata em situações de emergência ou mudanças de sinalização para priorizar a fluidez.

As equipes também atuarão com foco na fiscalização de ambulantes, especialmente para coibir a venda de garrafas de vidro, quiosques e barracas de praia. Também serão fiscalizados os táxis, veículos de aplicativos e transporte complementar.

Assistência Social também terá equipes

A Secretária Municipal de Assistência Social estará presente nos 13 palcos do Réveillon do Rio com um efetivo de 51 agentes. Eles realizarão abordagem social no território, oferecendo serviços e busca ativa de crianças e adolescentes perdidas nas áreas dos shows.

O objetivo é prevenir e proteger as crianças e adolescentes das situações de violações de direitos, identificar as crianças com dados dos responsáveis e ofertar serviços de acolhimento temporário às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, todos os conselhos tutelares terão equipes de plantão.

Réveillon de Copacabana terá estrutura com quatro postos médicos

Para dar suporte ao público no réveillon em Copacabana, a Secretaria Municipal de Saúde contará com uma estrutura com quatro postos médicos equipados e preparados para o atendimento a casos de urgência e emergência e eventuais incidentes com múltiplas vítimas. As unidades funcionarão a partir das 17h30 do dia 31 de dezembro de 2024 até as 5h do dia 1º de janeiro de 2025. A SMS empregará 315 pessoas na ação, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e funcionários de apoio.

Os postos ficarão na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Princesa Isabel, da Praça do Lido, da Rua República do Peru e da Rua Siqueira Campos. Cada um terá cerca de 200 metros quadrados e será equipado com leitos clínicos e de suporte avançado (com respirador e monitor) e poltronas de hidratação, além de equipamentos, instrumentos e medicamentos para o atendimento de emergência. Ao todo serão 48 leitos, sendo oito de suporte avançado, e 50 poltronas de hidratação.

A equipe assistencial contará com 36 médicos, 27 enfermeiros, 36 técnicos de enfermagem, além de funcionários operacionais/administrativos, e mais 50 duplas de maqueiros para auxiliar as pessoas que precisarem se deslocar da pista/areia aos postos médicos. Para os casos mais graves, que necessitem de remoção para UPAs ou hospitais, haverá 30 ambulâncias com suporte de UTI móvel com equipes próprias (médicos, enfermeiros e motoristas). As UPAs e hospitais receberam reforços nos plantões para atender à demanda do Réveillon.

Vigilância Sanitária inspecionará serviços na orla

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) pôs em prática uma nova edição do projeto Orla Legal. A iniciativa inclui sessões de esclarecimento sobre boas práticas sanitárias, coleta de amostras e inspeções em mais de 150 estabelecimentos localizados ao longo das praias do Leme, Copacabana e Barra da Tijuca.

Após o Réveillon, as ações serão estendidas a outras praias do Rio. No dia da virada, equipes do IVISA-Rio estarão presentes para inspecionar alguns serviços, inclusive os postos médicos e ambulâncias.

Saúde reforça o alerta sobre as crianças

A SMS reforça o alerta para que pais ou responsáveis fiquem atentos às crianças, que devem ter pulseira de identificação, além de cópias de identidade e número de telefone de contato para o caso de se perderem.

Outras recomendações importantes para quem for ao evento são moderar no uso de bebidas alcoólicas e tomar cuidado com as condições de preparo e preservação dos alimentos a serem ingeridos; manter a hidratação; não deixar de tomar os medicamentos de uso contínuo; não andar descalço.

Comlurb atuará com 5 mil garis

A Comlurb contará com 5.000 garis em todos os pontos de festejo, que vão trabalhar com o apoio de 400 veículos e equipamentos. Só em Copacabana, serão 2.000 garis, 160 veículos e 70 equipamentos. A Comlurb vai disponibilizar 5.000 contêineres e caixas metálicas extras em toda a orla, além dos 2.500 já existentes, para garantir o descarte correto dos resíduos.

Em Copacabana, a operação especial terá início em 31 de dezembro com a pré-limpeza da Avenida Atlântica. Garis atuarão na limpeza dos quatro postos médicos instalados para a festa. O objetivo é ter tudo limpo até as 10h do primeiro dia de 2025. Haverá operação especial nas praias da cidade, na Ilha de Paquetá, e no Piscinão de Ramos, além do Parque Madureira e Praça Santa Emiliana, na Penha. As novas áreas de lazer entregues à população do Rio este ano – Parque Oeste(Inhoaíba) e Parque Realengo – também fazem parte da operação.

As coletas domiciliar e seletiva para a véspera do Ano Novo em toda a cidade serão excepcionalmente antecipadas. Com a mudança, a coleta domiciliar noturna nas ruas da Zona Sul (excluindo Copacabana), Centro, Zona Portuária, Zona Norte e na Zona Oeste, será antecipada para às 15h em 31 de dezembro. Em Copacabana, a coleta domiciliar noturna será transferida para 1º de janeiro, a partir das 7h da manhã. Já a coleta domiciliar noturna no bairro do dia 1º de janeiro será normal. Toda a coleta seletiva noturna de 31 de dezembro será antecipada para 15h.

Copacabana terá posto de acolhimento para mulheres em situação de violência

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-Rio) informa que estará presente no Réveillon de Copacabana com um posto de acolhimento voltado a mulheres que venham a sofrer qualquer tipo de violência durante a festividade. O espaço funcionará em um container, em frente à Escola Municipal Doutor Cícero Penna, na Avenida Atlântica, 1976, das 16h do dia 31 de dezembro às 4h do dia 1º de janeiro, oferecendo assistência para as possíveis ocorrências.

Além do posto, haverá uma campanha de conscientização sobre violência contra a mulher, com a adesivação de banheiros químicos. O adesivo contém um QRCode que conduz ao site do “Rio + Seguro para Mulheres”, um canal informativo sobre as diversas formas de violência de gênero. No site, as mulheres poderão saber a localização exata da equipe de acolhimento, além de acessar informações de como e onde pedir ajuda em casos de violência. O site tem tradução em Inglês, Francês e Espanhol, e foi realizado em parceria com a Organização Internacional das Migrações (OIM) da ONU.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Emoção no futuro de Lira

*Por Paulo Marinho Li Bernardo Mello Franco (22/12) e Merval Pereira (24/12), em O Globo,…

3 horas atrás

Xerelete Bar é pedida buziana

Para celebrar o ano novo, o Xerelete Bar, em Búzios, na Região dos Lagos, vai…

20 horas atrás

Retrospectiva 2024

Por Nelson Lopes Com 2024 chegando ao fim, é necessário lembrar alguns dos feitos da…

22 horas atrás

Baroninho e Bonamigo: Dupla afinada no Museu da Pelada

Baroninho e Paulo Bonamigo são craques contemporâneos do nosso futebol. Marcaram época nos anos 1980…

23 horas atrás

Bloco carnavalesco no pré-Réveillon de Rio das Ostras

A cidade de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, será palco neste sábado (28)…

23 horas atrás

Doença de Chagas: o que você precisa saber

*Por Flávio Cure A Doença de Chagas é uma infecção parasitária que pode causar problemas…

1 dia atrás