Opinião
Opinião
Opinião

Rio, capital mundial do livro

O jornalista Paulo Marinho discute, entre outros assuntos, sobre a realização de evento que celebra a literatura, na capital fluminense.

Compartilhe:
13 de abril de 2025
Rio, capital mundial do livro
Eduardo Paes e Margareth Menezes

*Por Paulo Marinho

Em cerimônia realizada no belo prédio do Real Gabinete Português – ao lado do Teatro Municipal – na última sexta-feira (11), acompanhei a excelente iniciativa que envolve a cidade do Rio de Janeiro na chancela, “Capital Mundial do Livro”, concedida pela Organizações das Nações Unidas para Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO). Com o incentivo Academia Brasileira de Letras, Ministra Margareth Menezes e o prefeito Eduardo Paes. Dia 23 de abril , no Teatro Carlos Gomes, a temporada destes eventos será anunciada.


A pressão continua

Não é tão confortável como se pensa a posição do presidente da CBF, pendurado por uma liminar expedida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A contrariedade partiu dos cinco vices presidente da entidade, excluídos após eleição em que Ednaldo Rodrigues foi reeleito por unanimidade. Detalhe: Fernando Sarney, filho cujo sobrenome não deixa a menor dúvidas, está entre os excluídos.


Encontro de primeira classe

No último sábado, com sol obediente, mais uma bela reunião promovida por Alvaro da Camélia, na aprazível residência de João Barreto, na Barra da Tijuca, onde a grande homenageada era Super Rádio Tupi e comunicadores. Ei-los alí na foto entre todos: João Barreto, Álvaro da Camélia, Clóvis Monteiro, Mário Belisário, Alvinho, Francisco Barbosa.


Data marcada, horário anotado

Nesta segunda feira (14), às 19 h, na livraria Travessa do Leblon, no Shopping Leblon, o acadêmico- imortal, da ABL, Domício Proença, lança seu mais novo trabalho em livro, ” Oratório dos Inconfidentes”.
Foto: Domício Proença Filho


Curtinhas e rápidas

  • Uma bombinha de caráter destrutivo ameaça cair no colo do ex-presidente do Banco Central, Campos Neto. Motivo: boa vida ao banco Master, em sua gestão. A conferir.
  • Segunda feira (14), das 08 às 12 h, o irrequieto garoto Ivan Proença, candidato à presidência da ABI, é o entrevistado do programa 100% Educação, na rádio Pop Rio FM 98.7.
  • Este final de semana, a decisão de prender Jair Bolsonaro estava prontinha. Alexandre Moraes, sentiu o vazamento e segurou.
  • Bar do Marquinhos, na rua Saquarema, em Campo Grande, reduto de bolsonarista e flamenguista. Continua botando gente pelo ladrão.
  • Élio Gaspari mexeu no vespeiro chamado ” Poupatempo”, envolvendo Tarcísio de Freitas.
  • Se vivo no fosse, o saudoso e sarcástico Zózimo mandaria esta: em buffet de Pet, político cachorro não entra.
  • Ney Matogrosso, aos 83 anos: “gosto de fazer sexo, a gosto do freguês. Adoro.

Por hoje é só. CRISTOVAM BUARQUE, escritor. Um abraço. NEY MATOGROSSO, cautela. JAIR BOLSONARO, cuidado com a saúde e prisão.


*Paulo Marinho é jornalista, apresentador do programa 100% Educação que vai ao ar segunda a sexta-feira, das 08 às 12h.

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */