Os munícipes de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, entraram este mês com orgulho de uma conquista importante na Saúde Pública da cidade. O Centro de Oftalmologia Nilton Gonçalves Marins completou em 1º de março um ano de atendimentos. São cerca de 40 pacientes atendidos por dia, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Desde a inauguração em 2021 foram realizadas 777 cirurgias de cataratas, 45 de pterígios (conhecido popularmente por “carne nos olhos” ou “carne crescida”) e um procedimento cirúrgico de tratamento de calázio (lesão inflamatória crônica, granulomatosa).
De acordo com informações da prefeitura municipal, a unidade de saúde realizou 895 atendimentos em especialidades, entre os setores de Glaucoma (285); Retina (381); Córnea (122) e Yag laser (107). Também foram feitos o total de 148 aplicações de injeção Intravítrea para tratamentos específicos.
O Centro de oftalmologia inclui atendimentos que não eram realizados na Rede Municipal de Saúde, o que faz com que os moradores de Rio das Ostras reduzem a procura de serviços na rede conveniada em tratamentos fora do município.
A responsável pelo Centro Municipal de Oftalmologia, Georgia Coelho Nogueira destaca os serviços feitos na unidade, em especial o procedimento que não é contemplado no SUS.
“Os pacientes com Edema Macular ou Degeneração Macular relacionada à idade (DMRI) recebem o tratamento com a injeção intravítrea, que não é contemplada pelo SUS, mas que o Município disponibiliza. Neste primeiro ano, foram aplicadas 148 injeções. Realizamos, anteriormente, todos os meses, as tomografias em todos os pacientes que irão realizar o tratamento com as injeções”, destacou.
A regulação municipal, localizada no Centro de Saúde Rio das Ostras e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no âncora, é a responsável por encaminhar os pacientes ao Centro Oftalmológico. As cirurgias oftalmológicas eletivas marcadas no Centro de Oftalmologia são realizadas no Hospital Municipal Naelma Monteiro. Em seguida, todas as revisões ocorrem no Centro de Oftalmologia. O Município contempla todos os moradores que irão operar a catarata com o pós-operatório (óculos e colírio pós-cirúrgico).
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…
O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…
O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…
Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…
No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…
Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…