Centro de oftalmologia de Rio das Ostras celebra um ano de atendimentos

Os munícipes de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, entraram este mês com orgulho de uma conquista importante na Saúde Pública da cidade. O Centro de Oftalmologia Nilton Gonçalves Marins completou em 1º de março um ano de atendimentos. São cerca de 40 pacientes atendidos por dia, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Desde a inauguração em 2021 foram realizadas 777 cirurgias de cataratas, 45 de pterígios (conhecido popularmente por “carne nos olhos” ou “carne crescida”) e um procedimento cirúrgico de tratamento de calázio (lesão inflamatória crônica, granulomatosa).

De acordo com informações da prefeitura municipal, a unidade de saúde realizou 895 atendimentos em especialidades, entre os setores de Glaucoma (285); Retina (381); Córnea (122) e Yag laser (107). Também foram feitos o total de 148 aplicações de injeção Intravítrea para tratamentos específicos.

O Centro de oftalmologia inclui atendimentos que não eram realizados na Rede Municipal de Saúde, o que faz com que os moradores de Rio das Ostras reduzem a procura de serviços na rede conveniada em tratamentos fora do município.

A responsável pelo Centro Municipal de Oftalmologia, Georgia Coelho Nogueira destaca os serviços feitos na unidade, em especial o procedimento que não é contemplado no SUS.

“Os pacientes com Edema Macular ou Degeneração Macular relacionada à idade (DMRI) recebem o tratamento com a injeção intravítrea, que não é contemplada pelo SUS, mas que o Município disponibiliza. Neste primeiro ano, foram aplicadas 148 injeções. Realizamos, anteriormente, todos os meses, as tomografias em todos os pacientes que irão realizar o tratamento com as injeções”, destacou.

Encaminhamento ao centro de oftalmologia

A regulação municipal, localizada no Centro de Saúde Rio das Ostras e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no âncora, é a responsável por encaminhar os pacientes ao Centro Oftalmológico. As cirurgias oftalmológicas eletivas marcadas no Centro de Oftalmologia são realizadas no Hospital Municipal Naelma Monteiro. Em seguida, todas as revisões ocorrem no Centro de Oftalmologia. O Município contempla todos os moradores que irão operar a catarata com o pós-operatório (óculos e colírio pós-cirúrgico).

Posts Recentes

Fevereiro começa no Rio com 1.670 vagas de emprego e estágio

Fevereiro começa com a oferta de 1.670 vagas de emprego, estágio e oportunidades para pessoas…

13 minutos atrás

Búzios recebe pela primeira vez a Etapa Mulher do circuito XRUN

Armação dos Búzios será palco, pela primeira vez, da Etapa Mulher – Pink Edition do…

24 minutos atrás

Alerj discute regras para eleger governador para mandato tampão

Encerrado o recesso parlamentar, os deputados discutem na Alerj um projeto de lei para regulamentar…

45 minutos atrás

Cartões de transporte escolar são liberados em Petrópolis

Durante o período de organização para o novo ano letivo, pais e responsáveis devem ficar…

21 horas atrás

Cabo Frio organiza segurança e ordem no Carnaval 2026

A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, definiu, em conjunto com as forças…

22 horas atrás

Hospital da Japuíba recebe selo Bronze do COREN-RJ

O Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), em Angra dos Reis, tornou-se a primeira unidade hospitalar…

22 horas atrás