Tartarugas nascem na Praia da Enseada após terem ninhos realocadas pela Prefeitura de Rio das Ostras
No último final de semana, biólogos do Projeto de Monitoramento de Praias – PMP/Ambipar, capacitados pelo Projeto Tamar, acompanhados pelos técnicos e biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras, estiveram na Praia da Enseada das Gaivotas para acompanhar o nascimento de 130 tartarugas.
A mãe tartaruga colocou os ovos no dia 3 de janeiro deste ano, na Praia de Costazul – em um local de muita movimentação de pessoas e na margem da erosão da Praia. Para proteção dos filhotes da espécie conhecida como cabeçuda (Caretta caretta), o ninho foi realocado pelos técnicos na Praia da Enseada, naquele mesmo dia.
Essa é a terceira ocorrência desde o início do ano, quando foram realocados ninhos de tartarugas que realizavam desovas em locais de maior frequência de turistas em praias da cidade da Região dos Lagos nesta época de veraneio.
O biólogo e superintendente de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Jolnnye Abrahão, ressalta a importância do monitoramento destas ocorrências no âmbito do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro, instituído no Município pela Lei nº 2779/2022, bem como a importância da realização de parcerias com instituições de pesquisa e ações de Educação Ambiental para a conscientização da população.
“Precisamos conscientizar os moradores do município acerca das riquezas naturais presentes na Zona Costeira de Rio das Ostras, como a de espécies marinhas de quelônios e cetáceos”, explica o biólogo.
A Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo completa 13 anos e…
Entre 2020 e 2024, o Estado do Rio de Janeiro registrou a abertura de mais…
O Rio de Janeiro segue como um dos principais destinos turísticos do mundo. De acordo…
*Por Paulo Marinho Tenho um bom relacionamento com os Bolsonaros, mais estreito com Carlos, iniciado…
Você conhece o Alto Vidigal Brasil, restaurante e ponto turístico da Zona Sul do Rio…
O aumento do número de roubos de cargas foi pauta da reunião do Grupo de…