Capital

Rio inicia vacinação contra a gripe em trabalhadores da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde da capital fluminense iniciou no último sábado (29), a campanha de vacinação contra a Influenza para trabalhadores da Saúde. A atualização da dose de imunização contra a gripe visa prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções do vírus da influenza nos grupos mais vulneráveis.

A vacina da gripe é anual. Desta forma, quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Em 2024, mais de dois milhões de doses foram aplicadas na campanha de vacinação contra a gripe. Em 2025, até o momento, foram registrados nove óbitos em decorrência da doença e 64 casos de internação por influenza no município.

“A partir do dia 1° de abril, terça-feira, o município começará a vacinar as crianças de seis meses a seis anos de idade, pessoas acima de 60 anos e gestantes. Vamos lá, pessoal, vamos nos vacinar! Essa vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria). É preciso se vacinar, porque o inverno está chegando e é importante se proteger contra a gripe”, informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Campanha contra gripe se estenderá ao longo do mês

No dia 7 de abril, vacinação contra a gripe começará para pessoas com comorbidades. Já no dia 12 de abril, será estendida para demais grupos prioritários. Para a primeira semana da campanha, o município recebeu 220 mil doses da vacina.

“ A vacina é segura e gratuita, além de prevenir várias doenças e problemas pulmonares. Eu sou asmática e, depois que comecei a tomar a vacina, nunca mais tive complicações respiratórias. Então, a imunização previne agravamentos da doença e hospitalizações”, comentou a sanitarista Jussara Santos.

Vacina é segura

A vacina contra a gripe é segura para os grupos indicados. As únicas exceções para precaução são pessoas com histórico de alergia grave em dose anterior da vacina influenza, e não há indicação para crianças menores de seis meses de idade. Em caso de dúvidas, os serviços de saúde poderão avaliar cada caso e dar as devidas orientações.

Para se vacinar, o usuário deve comparecer à unidade de saúde com documento de identificação e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros).


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

15 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

16 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

22 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

23 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

23 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

23 horas atrás