Capital

Rio inicia vacinação contra a gripe em trabalhadores da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde da capital fluminense iniciou no último sábado (29), a campanha de vacinação contra a Influenza para trabalhadores da Saúde. A atualização da dose de imunização contra a gripe visa prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções do vírus da influenza nos grupos mais vulneráveis.

A vacina da gripe é anual. Desta forma, quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Em 2024, mais de dois milhões de doses foram aplicadas na campanha de vacinação contra a gripe. Em 2025, até o momento, foram registrados nove óbitos em decorrência da doença e 64 casos de internação por influenza no município.

“A partir do dia 1° de abril, terça-feira, o município começará a vacinar as crianças de seis meses a seis anos de idade, pessoas acima de 60 anos e gestantes. Vamos lá, pessoal, vamos nos vacinar! Essa vacina protege contra três tipos de influenza: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria). É preciso se vacinar, porque o inverno está chegando e é importante se proteger contra a gripe”, informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Campanha contra gripe se estenderá ao longo do mês

No dia 7 de abril, vacinação contra a gripe começará para pessoas com comorbidades. Já no dia 12 de abril, será estendida para demais grupos prioritários. Para a primeira semana da campanha, o município recebeu 220 mil doses da vacina.

“ A vacina é segura e gratuita, além de prevenir várias doenças e problemas pulmonares. Eu sou asmática e, depois que comecei a tomar a vacina, nunca mais tive complicações respiratórias. Então, a imunização previne agravamentos da doença e hospitalizações”, comentou a sanitarista Jussara Santos.

Vacina é segura

A vacina contra a gripe é segura para os grupos indicados. As únicas exceções para precaução são pessoas com histórico de alergia grave em dose anterior da vacina influenza, e não há indicação para crianças menores de seis meses de idade. Em caso de dúvidas, os serviços de saúde poderão avaliar cada caso e dar as devidas orientações.

Para se vacinar, o usuário deve comparecer à unidade de saúde com documento de identificação e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros).


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Prefeitura do Rio divulga resultado final do 3º edital do ISS Neutro

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o resultado final do terceiro edital do Programa…

10 horas atrás

Arraial do Cabo lidera dependência do petróleo no Brasil

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o município brasileiro com maior dependência econômica…

10 horas atrás

SAMU Mesquita lidera ranking regional de excelência em 2025

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Mesquita alcançou o primeiro lugar no…

11 horas atrás

Iata Anderson

*Por Paulo Marinho Infelizmente, Iata Anderson não está mais por aqui. Mas, quero pedir desculpas…

11 horas atrás

Policlínica da Cidadania supera 129 mil atendimentos em 2025

A Policlínica da Cidadania Bernardino de Souza, localizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta…

11 horas atrás

Cariocão tem Maricá querendo fazer história e Fla de olho no tri

Se o charme de outrora não é mais tão evidente, não faltam ingredientes para quem…

2 dias atrás