Rede hoteleira do Rio de Janeiro em alta nas férias de julho

A sucursal Rio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Rio) e o Sindicato de Hotéis do Rio de Janeiro (HotéisRIO) divulgaram pesquisa de ocupação da rede hoteleira para férias de julho no interior e na capital fluminense. Segundo o HotéisRIO, a expectativa de ocupação na cidade do Rio de janeiro indica uma média de 70% dos quartos reservados. No interior, de acordo com a ABIH-RJ, esse número fica em 68,52% de quartos da rede hoteleira ocupados.

Segundo o estudo, a alta do dólar favorece as viagens internas, o que impulsiona a procura pela capital fluminense nesta temporada. Em relação ao interior do estado, os números mostram que as perspectivas são positivas para o setor hoteleiro. Muitas das cidades oferecem rede hoteleira com atrativos diferenciados para público familiar, modalidade que atrai quem procura por estadias prolongadas no período das férias escolares.

Em uma análise detalhada de cada município vemos que Nova Friburgo está com 90%, Miguel Pereira com 89%, Teresópolis com 85% e Petrópolis com 81%. Itatiaia/ Penedo registram 75%, enquanto Angra dos Reis tem 70% e Paraty 65%. Vassouras está com 60,29%, Armação de Búzios com 60%, Cabo Frio e Rio das Ostras com 50% e Arraial do Cabo com 47% de ocupação da rede hoteleira.

Rede hoteleira ocupada, economia impulsionada

O setor de Turismo se mostra como o grande impulsionador da economia do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Desta forma, pesquisas e dados de instituições do segmento norteiam as ações da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, para consolidar o estado como o melhor destino turístico do país.

No Rio de Janeiro, pesquisas da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) mostram que o setor teve um grande impulso, a partir do final do ano, quando o réveillon de 2022 bateu uma ocupação de 92% da rede hoteleira. Já o carnaval de fevereiro, foi de 82%.  O segundo Carnaval do ano, em abril, que incluiu os feriados de Tiradentes e o de São Jorge, registrou 78% de reservas na rede hoteleira na capital, e 90,26%, no interior.

Dados da Fecomércio de abril apontam que o turismo faturou cerca de R$15,3 bilhões, alta de aproximadamente 47% em relação ao mesmo período de 2021. Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que o turismo brasileiro restabeleça o nível de geração de receitas do período pré-pandemia até o terceiro trimestre deste ano, devendo encerrar 2022 com alta de 2,8% em relação ao ano passado – a previsão anterior era de +2,4%.

De acordo com o grupo Hotéis, Eventos e Lazer (HEL), com tarifas aéreas em alta, também foi observado este ano um aumento de 40% no turismo rodoviário, em relação ao primeiro semestre de 2021, o que favoreceu o turismo local. O Rio de Janeiro recebeu mais turistas de São Paulo e Minas Gerais, estados vizinhos, marcando o turismo de proximidade.

Já em relação à temporada de Cruzeiros, que promete ser a maior dos últimos dez anos, a expectativa no Rio é de 973, 2 mil cruzeiristas. Os dados são da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil, sigla para Cruise Lines International Association, que divulgou estimativa para o período que vai de 29 de outubro a 20 de abril.

Na cidade do Rio de Janeiro, a expectativa é receber mais de 432 mil cruzeiristas.  O município tem 151 diárias para atracação dos cruzeiros. Paraty, na Costa Verde, Região do Sul Fluminense, é o novo destino da temporada no estado, de acordo com a CLIA, a expectativa é que receba navios de longo curso com 5,7mil pessoas em 10 dias.

Em Angra dos Reis, a expectativa é receber 52,3mil cruzeiristas, em 12 dias; e, na Ilha Grande, são esperados 193mil turistas de cruzeiros em 52 diárias.  Já na região turística Costa do Sol, Búzios tem a projeção de que 280mil pessoas em cruzeiros passem por lá, com 74 diárias para embarcações. E em Cabo Frio, são esperados 9,6mil passageiros de cruzeiros, com cinco.

Atenta às boas projeções do segmento, Setur-RJ e TurisRio seguem com ações que convergem para a retomada da economia fluminense, na capital e no interior, por meio do turismo. No momento, acontece o projeto de destinação turística, edição de inverno, iniciativa que, em um contêiner com fotos e paisagens dos destinos fluminenses, possibilita os visitantes obterem informações turísticas das 12 regiões turísticas do estado e assistirem apresentações musicais.

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