Variedades

Rio se destaca como cenário preferido de produções audiovisuais

Com paisagens naturais icônicas e uma estrutura cada vez mais preparada para receber produções nacionais e internacionais, o Rio de Janeiro se fortalece como um dos principais polos audiovisuais do mundo. Dados da Rio Film Commission, empresa pública responsável por facilitar a produção de obras na cidade e cuidar da parte burocrática, mostram que em 2023 foram registradas 7.885 diárias de filmagem — uma média de 21 sets de gravação por dia em ruas, praias, parques e praças cariocas.

Apesar de ficar atrás de Madri em número total de diárias (11.133), o Rio superou a capital espanhola em quantidade de obras seriadas gravadas: foram 68 produções contra 55 em Madri. A cidade também ficou à frente de Paris (64) e Lisboa (23) nesse quesito. Ao todo, foram produzidos no Rio 150 longas-metragens e 92 séries brasileiras independentes em 2023, um crescimento significativo frente a 2022 (85 longas e 70 séries) e 2021 (85 e 65).

Com esse desempenho, o setor audiovisual tornou-se o décimo maior segmento econômico da capital fluminense, representando 4,2% da economia da cidade. Em arrecadação de impostos, a atividade registrou um crescimento de 67,7% nos últimos três anos, saltando de R$43 milhões em 2020 para mais de R$70 milhões em 2023 — o que colocou o audiovisual como o 14º maior arrecadador de ISS no município.

Gravações também impactam o setor hoteleiro do Rio

Além da movimentação financeira, as gravações também têm impacto direto na ocupação hoteleira e na utilização de espaços para eventos. Séries como Beleza Fatal, ambientada no Rio, reforçam a imagem da cidade como destino turístico e cultural de relevância internacional.

A visibilidade global proporcionada pelas produções filmadas na cidade também atrai turistas e estimula o desenvolvimento de serviços e infraestrutura local. Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a exposição do Rio nas telas funciona como ferramenta de marketing turístico. “Os Estados Unidos são exemplo de como o cinema pode promover o país. Aqui, os resultados também serão positivos”, afirma.

O setor hoteleiro já sente os reflexos. “Mostrar a beleza do Rio nas telas ajuda a consolidar a cidade como destino relevante”, diz Vitor Almeida, gerente de marketing da Rede Windsor Hotéis. Já Maurício Junior, gerente-geral do Hotel Nacional, destaca que o prédio tem sido cenário frequente por estar em uma das mais impactantes paisagens naturais do Rio.


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