Economia

Rio+Agro: debates sobre clima e economia global marcam primeiro dia

O primeiro dia do Fórum Internacional de Desenvolvimento Agroambiental Sustentável (RIO+AGRO), nesta quarta-feira (1°), no Riocentro, na Zona Oeste da capital fluminense, foi marcado por debates cujos temas foram voltados para a Agropecuária Tropical e a Ação Climática.

A abertura do evento reuniu autoridades e contou com a presença do governador do estado do Rio, Cláudio Castro, e do Subsecretário Da Casa Civil de Agricultura do Município do Rio de Janeiro, Raphael Moreira, representando o prefeito Eduardo Paes. Além deles, Allan Rogério de Alvarenga (Secretaria de Defesa Agropecuária/MAPA) e Victor Tinoco (MDA/RJ), representaram o Governo Federal.

“É uma honra gigantesca para o Estado do Rio de Janeiro sediar um evento da estatura do RIO+AGRO. Este fórum não é apenas mais uma conferência; ele é um ponto de inflexão que prova que não existe desenvolvimento econômico sem responsabilidade ambiental. E no Rio de Janeiro, nós entendemos bem essa equação”, disse o governador Cláudio Castro.

Presidente do Rio+Agro e anfitrião do evento, Carlos Favoreto ressaltou o papel do evento como plataforma pré-COP30. A mesa também teve a participação de secretários estaduais, como Flávio Campos (Agricultura) e Cássio Coelho (Energia), o que reforçou a integração da agenda agroambiental com a política e a economia do estado.

“É com imensa satisfação que, mais uma vez, abrimos as portas do Rio de Janeiro para este que se consolida como o principal fórum preparatório do agronegócio para a COP30. Nossa missão é clara: provar, com ciência e dados, que o Brasil não é parte do problema, mas a solução para a segurança alimentar e climática global. Não se trata apenas de produzir mais, mas de produzir melhor, com sustentabilidade, bioeconomia e inclusão social”, confirma Carlos Favoreto.

A programação ainda mergulhou em temas técnicos e econômicos cruciais como:

  • Impacto no Comércio: A Keynote Speaker foi proferida por José Pimenta (BMJ), que alertou para o “Impacto do Tarifaço nas cadeias globais do agronegócio”, sublinhando os desafios de comércio internacional para o Brasil.
  • Saúde do Solo e Clima: Os painéis simultâneos trouxeram vozes internacionais, como Upendra Singh (IFDC/EUA) e Georges Martial Ndzana
    (University of Dschang/FAO), que detalharam a interconexão entre saúde do solo, degradação da terra e a segurança alimentar no Cinturão Tropical.
  • Inovação e Tecnologia: O setor privado apresentou soluções práticas. Jonas
    Mendes de Oliveira (Syngenta) destacou o Programa Reverte® como modelo de sustentabilidade em escala, enquanto Tasso Azevedo (MapBiomas) abordou o monitoramento de uso da terra.

O debate final da tarde focou nas estratégias de investimento e inclusão social. Marcello Brito (Consórcio Amazônia Legal) detalhou a Agropecuária e Bioeconomia na Amazônia, reforçando as responsabilidades brasileiras na liderança climática global. Luis Eduardo Rangel (MAPA) apresentou os investimentos sustentáveis e a importância da recuperação de áreas degradadas para o mercado.

O Fórum encerrou a programação de conteúdo com a discussão sobre Logística Social e Segurança Alimentar. Luana Camillo (Sesc Mesa Brasil RJ) e Patrícia Sobral Silva (IFRJ) debateram o combate ao desperdício e a logística que fortalece a segurança alimentar nas áreas metropolitanas.

O primeiro dia foi finalizado com o show de Danilo & Davi no palco cultural, com o RIO+AGRO retomando suas atividades nesta quinta-feira com o tema Ciência, Inovação e Política.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Três praias de Saquarema conquistam o selo Bandeira Azul

A cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, recebeu nesta sexta-feira (3) a certificação internacional…

6 horas atrás

CREA-RJ defende retomada da Linha 3 do metrô

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), engenheiro…

7 horas atrás

Jonas Dico é eleito prefeito de Três Rios

A população de Três Rios, na Região Serrana, foi às urnas neste domingo (5) escolher…

13 horas atrás

FlaMaster vence amistoso em Paulo de Frontin

Por Marcos Vinicius Cabral Com gols de Zé Roberto, Marcos Denner e Nelinho, o FlaMaster…

14 horas atrás

Transplantes no Rio somam 807 no semestre

O Rio de Janeiro realizou 807 transplantes de órgãos e tecidos no primeiro semestre de…

14 horas atrás

Campanha de Multivacinação começa em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira…

14 horas atrás