A Corte, pela primeira vez, conta com sete integrantes. (Foto: Fernando Maia, Riotur)
A diversidade contagiou a grande final que elegeu na última sexta-feira (22) os representantes da Corte Real 2025 para o carnaval da capital fluminense. A disputa aconteceu na Cidade do Samba e reuniu dez candidatas ao título de Rainha, cinco para o posto de Rei Momo, cinco a Musa, cinco a Muso e quatro a Não Binário.
A família imperial da folia, pela primeira vez, terá sete integrantes: Thuane de Oliveira Rosário Werneck Maria Ribeiro (Rainha – Vila Isabel), Rhuanda Monteiro Risso (1ª Princesa – Mangueira), Jéssica Costa de Almeida (2ª Princesa – Força Jovem Vasco); Kaio Mackenzie (Rei Momo – Mangueira), Luís Otávio Antonio dos Santos (Muso – Salgueiro); Bianca de Oliveira Mourão Ermida (Musa – Beija-Flor) e Lucas Antonio Valentim da Silva (Cidadão Não Binário – Mangueira).
A final contou com apresentação do carnavalesco e pesquisador Milton Cunha. Já o júri foi composto por 20 nomes de profissionais de diversas áreas da cultura e do entretenimento com alguma relação com o carnaval. Além disso, como nos anos anteriores, a votação popular aconteceu através do portal de notícias G1.
O resultado teve como base o somatório das notas do júri (1 a 5) com o adicional de até três pontos para os mais votados no G1. Os critérios analisados envolviam pontos como sociabilidade e facilidade de expressão; simpatia e espírito carnavalesco; harmonia de linhas físicas e domínio da arte de sambar. A premiação varia de R$ 32,5 mil a R$ 45,5 mil.
O presidente da Riotur, Patrick Corrêa, destacou que a nova Corte reflete a representatividade do Carnaval carioca e do Concurso. “Foram diversas etapas até a escolha dessa nova composição. A partir de agora serão sete integrantes a representar toda a magia do carnaval carioca em eventos nacionais e internacionais. A Corte Real 2025 celebra o início de uma nova era, de alegria, de inclusão e sobretudo de diversidade”, diz.
Os grupos de pagode Pique Novo e Segura Nega animaram a noite, que teve transmissão via Youtube, conectada por mais de três mil dispositivos. A coreografia foi assinada por Mayara Lima e Alex Coutinho.
RAINHA DO CARNAVAL
1ª PRINCESA
2ª PRINCESA
REI MOMO
VICE REI (não compõe a Corte, mas é auxiliar em caso de ausência do titular)
MUSO
MUSA
CIDADÃO NÃO BINÁRIO
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A partir deste sábado (25), a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, se torna…
Iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Subsecretaria de Políticas…
Por Nelson Lopes O deputado federal e pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) reagiu com críticas à…
O dia 23 de outubro entrou para a história de Paraíba do Sul, cidade da…
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) vai sediar, no dia 28 de…
O comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro deverá contratar cerca de oito mil…