Revitalização da orla da Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, ganha prêmio do IAB-RJ

O projeto de revitalização da orla da Praia das Pedrinhas, contratado pela Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, foi premiado na 60ª Premiação Anual do Instituto de Arquitetos do Brasil RJ (IAB-RJ). O projeto de revitalização será viabilizado através de recursos federais, por meio de emenda parlamentar e também com recursos do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela prefeitura do município.

“Já havíamos ficado muito satisfeitos com o resultado final do projeto, agora estamos mais animados ainda em saber que nosso projeto teve o reconhecimento e destaque por uma instituição tão renomada como IAB. Nossa cidade merece um projeto especial como esse. Agora nossa expectativa é torná-lo real em breve”, disse a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa.

Para diminuir a poluição das águas e dos manguezais da região da Praia das Pedrinhas, o projeto contempla canteiros pluviais para filtrar a água da chuva, proveniente das áreas impermeabilizadas, além de uma ecobarreira no mar, para a contenção e remoção de resíduos sólidos flutuantes. A cobertura por árvores será um detalhe importante, com o plantio de espécies nativas e adaptadas ao ecossistema da Praia das Pedrinhas. Outro ponto de destaque é a criação de uma área específica para colônia de pescadores, com pier e rampas para barcos.

Polo Gastronômico na Praia das Pedrinhas

O comércio local também será valorizado com a implantação de um polo gastronômico, com a possibilidade de utilização da área pública aos fins de semana, da nova área de decks com pergolado e tanques de areia elevado, de onde os frequentadores possam desfrutar do ambiente de praia mesmo durante a maré alta.

A Premiação Anual IAB-RJ 2022 é realizada para premiar e divulgar a produção intelectual dos arquitetos e urbanistas do Estado do Rio de Janeiro, que sejam associados ao Instituto dos Arquitetos do Brasil. Para a premiação na categoria Urbanismo, Planejamento e Cidades, foram avaliados projetos, obras, planos, programas e ações, executadas ou não, de desenho urbano, planejamento territorial, ativismo urbano e paisagismo.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

12 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

12 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

12 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

14 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

14 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

14 horas atrás