Sapucaí: Vila Isabel e Grande Rio brilham na 2ª noite do Grupo Especial. Tuiuti corre risco

Quem viu o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, organizado pela Liesa, baixou a guarda para a categoria da Viradouro e clamou: Pintou a campeã! Mas o que os presentes na Sapucaí presenciaram na noite de sábado quebrou tudo. Unidos do Grande Rio e Vila Isabel fizeram apresentações fantásticas e entraram forte na briga pelo título junto com a Viradouro. A escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, já levou para casa o Estandarte de Ouro de melhor escola da elite.

Antes de falarmos das duas agremiações que arrebataram os corações de quem acompanhava os desfiles da Marquês de Sapucaí, vale a pena um destaque para a Unidos da Tijuca. Não se esperava muito da apresentação da escola, que mostrava uma estética simples, mas o enredo sobre a lenda do Guaraná agradou e a apresentação foi belíssima, com destaques para a bateria e a comissão de frente. O destaque negativo que pode tirar a escola da briga pelo título foram os problemas de evolução apresentados no início da apresentação. Provavelmente volta para desfilar no sábado das campeãs.

Erros de evolução podem tirar a Unidos da Tijuca da briga pelo título. Marco Antonio Teixeira/ Riotur

A Unidos de Vila Isabel entrou na Sapucaí para fechar os desfiles do Grupo Especial com uma baita responsabilidade. A Grande Rio tinha acabado de subir absurdamente o patamar. Mas a homenagem a Matinho da Vila, o maior nome da história da escola, não poderia passar desapercebida. Resultado: Desfile lindo, técnico, e com um público extremamente envolvido com a apresentação, com direito a aplausos no final. No fim, o arrastão do público atrás da escola encerrando a noite cantou alto que a vida vai melhorar.

A Vila Isabel manteve o nível, mas há quem diga que não vai dar para competir com a arrebatadora apresentação da Acadêmicos do Grande Rio. O enredo que exalta Exu e bate forte na intolerância religiosa foi contado com categoria exemplar na Sapucaí. As alegorias e fantasias tinham uma pegada mais rústica, mas impressionaram pela qualidade de construção. Aos gritos de “É campeã” a escola passou pela avenida traduzindo em samba a beleza das religiões de matriz africana. O Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial está em boas mãos. A escola é a favorita ao título.

A Vila Isabel homenageou Martinho da Vila em um desfile lindo e técnico, que pode render título.
Crédito: Marco Antônio Teixeira / RioTur

Em um patamar mais abaixo que Grande Rio, Vila Isabel e até da Tijuca, a Mocidade Independente de Padre Miguel e Portela fizeram desfiles com destaques positivos em suas comissões de frente e muito capricho nas fantasias e alegorias. Mas a grandiosidade também pode complicar. As duas escolas tiveram problemas para evoluir com carros alegóricos grandes e podem perder pontos valiosos.

O destaque negativo da noite foi a Paraíso da Tuiuti que deve formar com a São Clemente a dupla que vai tentar fugir do rebaixamento para a Série Ouro em 2023. A escola abriu a noite de desfiles e entrou na Sapucaí com um desfile de bela plástica. O que se viu na avenida, no entanto, se tornou um perigo para a escola. Erros graves de evolução tornaram necessária uma corrida desenfreada para terminar o desfile no tempo obrigatório, o que não foi possível. Houve estouro de dois minutos. Além destes pontos que certamente serão perdidos um problema com a fantasia da princesa da bateria pode criar penalidades.

Mais Sapucaí no sábado

Agora resta esperar a apuração dos dois grupos que desfilaram desde quinta-feira na Marquês de Sapucaí. Os envelopes com as notas serão abertos na próxima terça-feira, na Apoteose. O resultado do Grupo Especial sai antes do que o da Série Ouro. No próximo fim de semana a Sapucaí abre as portas para o desfiles das Campeãs

Posts Recentes

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

34 minutos atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

49 minutos atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

1 hora atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

22 horas atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

23 horas atrás

Creci-RJ intensifica fiscalização na Barra da Tijuca

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…

23 horas atrás